Quando falamos em hábitos, falamos em mudanças de longo prazo.
Aquilo que um hábito nos traz, é mais do que uma mudança de curto prazo. É uma transformação, um crescimento.
Há uma parte de nós que luta sempre contra a mudança. Quando isso acontece, lembra-te da dicotomia daquilo que é a Mente e do que é o Espírito.
O Espírito aspira ao crescimento e, por isso, trabalha a longo prazo. a Mente aspira à estagnação (uma base de conforto) e trabalha a curto prazo.
Se procuras a mudança, deves lembrar-te destes 4 pressupostos:
- É difícil;
- Dói;
- Dá trabalho;
- Leva tempo.
Crescer, mudar, transformar é difícil. Quando começas a implementar um hábito, é muito mais simples, em termos de motivação e da forma como abordas o processo, seres realista e teres a consciência de que vai ser difícil.
Todos criamos uma expetativa e uma visão de como será, e se partires de uma base realista, mesmo que a implementação não seja mais fácil, vai dar-te um espaço de tempo onde a mudança vai acontecer de uma forma que não é ilusória.
Posto isto, lembra-te destes 2 pontos quando queres estabelecer mudanças a longo prazo, através de pequenas mudanças no curto prazo:
- Visão – longo prazo – onde queres estar;
- Foco – curto prazo – o que tens de fazer para lá chegar.
Ao criares uma visão daquilo que queres SER/FAZER/TER, esta pode ser positiva ou negativa. Por um lado, a positividade pode levar-te a olhar para a mudança de uma forma menos realista, por outro lado podes criar uma visão mais negativa, o que cria mais dificuldade.
A repetição e a emoção que consegues ligar a esta rotina ajuda-te a criar a consistência do hábito. se a ligares a uma emoção positiva, será mais simples para ti adotá-la.
Lembra-te que ao quereres fazer uma mudança drástica, é natural que surja o julgamento. Este é o maior obstáculo na implementação de hábitos, e para tal, deves distanciar-te e entenderes que este fator é normal.
Opta por criar mudanças nas várias áreas da tua vida através de hábitos produtivos: energia, planeamento, aprendizagem, reflexão e decisão, conexão, gratidão, recuperação e celebração.
Se usares um comportamento âncora, verás que será mais fácil criar um novo hábito. Estes são comportamentos que fazes de uma forma natural e que estão presentes na tua rotina, aos quais podes ancorar hábitos. Por exemplo, queres tornar-te mais ativo no exercício físico; podes começar a preparar o saco de treino no dia anterior, antes do teu momento de relaxamento.
Podes também criar um 2.º comportamento âncora como plano de backup (que poderá ser preparar o saco pela manhã, antes da caminhada matinal).
A mudança é mais transformativa e eficaz quando gera um sentimento positivo.
Se queres progredir, juntando-te a um peer-group com os mesmos objetivos de excelência, inscreve-te na Certificação Internacional em Coaching, de 22 a 29 de Abril de 2023, formação certificada pela DGERT (🚨 POUCAS VAGAS DISPONÍVEIS 🚨) e ajuda outras pessoas a atingir os seus objetivos de forma lendária, clicando aqui: https://certificacao.becoach.pt/
P.S: Se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:
1. Entra agora para a lista de espera para a próxima edição do RESTART, o meu evento PRESENCIAL de 3 dias que vai acontecer nos dias 13 a 15 de outubro de 2023, e leva a tua vida para o próximo nível, clicando aqui: https://www.restartlive.pt/
2. Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/