Os bons hábitos mudam a tua Identidade.

Subscreve a minha newsletter e recebe as últimas novidades
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.

Qual é o motivo para ser mais fácil repetir maus hábitos e menos fácil adquirir bons hábitos? 

A principal razão tem a ver com os teus comportamentos que acabam por ditar a excelência dos teus hábitos.

Um mau hábito é como uma árvore velha, seca e que já não dá frutos, mas cujas raízes já estão muito bem estabelecidas dentro da tua identidade.

Enquanto os novos hábitos, os bons hábitos que queres criar, são apenas uma pequena semente, da qual precisas cuidar e fazer florescer, até que com o tempo de maturação e a frequência com que repetes um determinado comportamento, se torna uma árvore que dará grandes frutos para a tua própria identidade.

A mudança de hábitos representa um desafio, essencialmente, devido a duas grandes razões:

  1. Tentas mudar a coisa errada;
  2. Tentas mudar os hábitos da maneira errada.

O que isto quer dizer é que, por vezes, estás a atuar sobre os comportamentos que são consequência do comportamento base de um hábito, então estás a fazer uma mudança mais superficial e não atuas sobre a parte mais profunda. 

Não estás a ir à verdadeira raiz do problema.

Por outro lado, muitas vezes tentas mudar os hábitos da maneira errada, ficas focado(a) na mudança momentânea, nos resultados no imediato. Mudas o que é mais fácil para ter um determinado resultado, mas isso não é o que se torna sustentável para que a mudança seja duradoura e ocorra verdadeiramente ao nível das tuas raízes, da tua identidade.

A mudança significativa não implica uma mudança radical. 

Pequenos hábitos podem resultar numa mudança significativa e sustentar a criação de uma nova identidade. Basta para isso que mudes o comportamento certo, na direção certa, que é rumo a melhores hábitos que sustentam a identidade que queremos construir.

Quando a mudança é significativa, ela torna-se grande. 

Uma pequena mudança de comportamentos, pode tornar-se tão significativa que se torna numa grande mudança de identidade, o que constitui um dos curiosos paradoxos dos pequenos progressos.

P.S: se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:

1. inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 25 de Novembro a 2 de Dezembro de 2023, formação certificada pela DGERT, e ajuda outras pessoas a atingir os seus objetivos de forma lendária, clicando aqui: https://professionalcoach.jorgecoutinho.com/certificacao-becoach 

2. entra no meu Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho