Autorresponsabilidade — Os Princípios-Base

Subscreve a minha newsletter e recebe as últimas novidades
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.

Não existe Alta Performance se não assumires o difícil e a responsabilidade por aquilo que te acontece. 

Tu és o(a) principal responsável por aquilo que te acontece, seja positivo ou negativo. Existem alguns traços que podes desenvolver mais a fundo rumo aos teus resultados, hábitos e a tua própria versão de vida Lendária.

Os seguintes princípios têm como principal função levares a tua autorresponsabilidade para o próximo nível, tendo em conta as tuas experiências e vivências. 

1. Assumir o Controlo 

Tu és o(a) autor(a) da tua própria vida e, por isso, és o principal responsável pelas tuas escolhas, ações e resultados. Com isto, não vale de nada culpabilizar outras pessoas e circunstâncias externas por aquilo que te acontece. Deves gerir e dominar as áreas da tua vida, nomeadamente o Eu e, mais especificamente, as 2 tríades — mento (pensamento, sentimento e comportamento) e estado (fisiologia, foco e linguagem). 

2. Autoconsciência 

Reconhece a pessoa que és, entende as tuas forças e as tuas áreas de crescimento, conhece a tua essência. Quais são os valores e princípios pelos quais te reges? Qual é a tua meta e os objetivos que definiste para o longo-prazo?
O conhecimento que tens sobre ti é proporcional à eficácia das decisões que tomas — ou seja, quanto mais te conheces, melhores decisões tomas, mais alinhadas com a tua visão e propósito.

3. Aceitação de Erros e Fracassos

Este princípio é o mais desafiante de cultivar, porque aborda os nossos dois principais medos: não ser amado e não ser suficientemente bom.

Muda de perspetiva. Olha para os erros e fracassos como uma oportunidade de aprendizagem, de melhoria e como um meio para te conheceres. Erra e erra cada vez melhor, esse é um sinal de maturidade e de autorresponsabilidade.

4. Metas e Planeamento 

Parte do pressuposto que tens uma visão. As metas dão-te uma direção para onde deves seguir e os passos que tens de dar.
Começa “pequeno”, um passo de cada vez! Sem um plano de ação, não terás forma de te responsabilizar pelo teu progresso e fracassos. 

5. Ação Proativa e Massiva

Não basta ouvir, há que agir! Planeia e põe o plano em ação. Se ficares à espera que os teus sonhos se realizem sem que assumas a tua parte, então ficarás eternamente à espera.

Fazer tudo de uma vez só, não vai tornar o processo mais rápido, pelo contrário. Se fizeres 1% todos os dias, estarás mais próximo(a) dos teus resultados. 

6. Flexibilidade e Adaptabilidade 

Mudanças e imprevistos vão sempre existir e tu não os podes contornar, por isso, a solução é que sejas tu a mudar a tua perspetiva e a tua atitude. Ser mais flexível perante as adversidades e encontrar a harmonia e o equilíbrio entre a responsabilidade e flexibilidade é a chave da responsabilidade. 

7. Autodisciplina

É a tua capacidade de compromisso e de te manteres em ação mesmo quando a motivação e força de vontade começa a faltar. As situações externas podem desviar-te a atenção, cabe-te a ti redirecionares o teu foco novamente para as ações que tens de pôr em prática. É a ação que alavanca a motivação.

8. Feedback 

Pede feedback construtivo! Não o peças a qualquer pessoa, pede antes a alguém que admires e que vês como um exemplo nas áreas que estás a desenvolver em ti. Aceita que poderás ouvir o que não queres, usa-o como ponto de referência de onde estás agora, para onde queres ir e o que tens de fazer para lá chegar. Isto irá guiar-te para o que deves fazer de diferente. 

Aplica estes 8 princípios no teu dia-a-dia e desafia-te a assumires um maior controlo sobre as tuas decisões e escolhas. 
Tudo começa e acaba em ti, assume a responsabilidade pela tua felicidade!

P.S: se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:

1. garante a tua vaga na próxima edição do RESTART, o meu evento PRESENCIAL de 3 dias que vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2023, e leva a tua vida para o próximo nível, clicando aqui: https://www.restartlive.pt/

2. inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 25 de Novembro a 2 de Dezembro de 2023, formação certificada pela DGERT, e ajuda outras pessoas a atingir os seus objetivos de forma lendária, clicando aqui: https://professionalcoach.jorgecoutinho.com/certificacao-becoach 

3. entra no meu Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho