13 coisas que pessoas mentalmente fortes não fazem

Subscreve a minha newsletter e recebe as últimas novidades
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.

Tu podes não nascer mentalmente forte, mas com o passar dos anos, é nesse tipo de mentalidade que deves investir, aquela em que sabes quem és, o que queres e o que fazes. Independentemente dos acontecimentos, és fiel a ti e às tuas ideias.

Há assim, alguns princípios para uma mente forte que assentam na resiliência, responsabilidade e consciência.

Segundo Amy Morin, uma psicoterapeuta e especialista em força mental, há 13 coisas que pessoas mentalmente fortes não fazem e eu quero, com base nisso, ajudar-te a adotar e a compreender estes comportamentos.

1. Não perdem tempo a terem pena de si próprios(as).

Ou como eu gosto de dizer, não perdem tempo com o estado de coitadismo e vitimização. Sentir pena de si é uma coisa normal, que todos(as) fazemos. O problema está em perder tempo com isso, ou seja, podes ter pena por uma determinada situação, mas deves parar e analisar o propósito do que te aconteceu e seguir em frente. 

Nem sempre a vida vai ser justa ou fácil, por mais que a tua mente esteja treinada para achar que sim e procurar sempre o fácil.

2. Não abrem mão do seu poder pessoal

Não permitas que os(as) outros(as) roubem esse poder pessoal, através de determinadas ações e situações, em que muitas vezes colocamos o foco no negativo. Olha para tudo o que está a acontecer na tua vidas como forma de desafiar as 3 principais coisas que controlas: os seus pensamentos, ações e emoções. 

Quando a tua vida não está bem, é nessa altura que tens tendência a deixar que alguém controle os teus pensamentos, ações e emoções. Por isso decide manter sempre o teu foco, no que controlas e podes fazer.

3. Não viram as costas à mudança

Quanto maior for a tua capacidade de te adaptares à mudança, mais vais (super)viver. A mudança é fundamental e constante ao longo da vida. Olha para isso, como algo positivo, decide ser flexível porque a mudança é inevitável. 

4. Não se focam no que não controlam

Reflete quanto tempo perdes a queixar-te por coisas que não controlas e que não dependem de ti mudar. Foca-te no que controlas na tua vida e aceita aquilo que não podes mudar.

5. Não se preocupam em agradar a todos(as)

Tu, enquanto Ser Humano, tens 3 necessidades: aceitação, validação e reconhecimento, para te sentires aceite e fazeres parte de algo. 

Ocupa-te em agradar apenas a quem é realmente necessário, como as pessoas que tu amas. Atenção, agradar no sentido de criares um bom relacionamento e seres flexível, mas não deves ter medo de dizer “não”, de expressares as tuas ideias ou opiniões.  A única pessoa a quem precisas de agradar de forma consistente e constantemente é a ti mesmo(a).

6. Não têm medo de arriscar 

Isto não quer dizer que corras riscos desnecessários, mas sim, olhar para uma situação e perceberes os riscos que corres.  Às vezes, podes até ter uma voz dentro de ti que te diz que vai dar errado, mas se no fundo souberes que há a probabilidade de correr bem, então faz na mesma. 

7. Não ficam presos(as) ao passado 

Não andes sempre a lamentar o que podias ter feito, dito ou sido, nem o que os(as) outros(as) podem ter feito, dito ou sido. Aceita a responsabilidade pelo que aconteceu, mas não aceites a culpa. Aprende com o passado para conseguires criar um futuro diferente. 

8. Não cometem os mesmos erros

Aprende com o erro e olha para ele como um professor, que te ensina sempre algo. Se tu olhares para o erro sem uma culpa desnecessária, tu podes retirar dele a informação necessária para a tua próxima ação.

9. Não se incomodam com o sucesso dos(as) outros(as)

Não é o sucesso dos(as) outros(as) que deve incomodar, mas sim, o teu próprio insucesso e o facto de não seres quem querias, não estares onde devias e não teres o que mais desejas. Se tiveres de reparar no sucesso do(a) outro(a), que seja para te inspirar e motivar a fazer mais. 

10. Não desistem no primeiro fracasso

Tens de começar a olhar para o erro, não como uma razão para desistir, mas como uma oportunidade para crescer e melhorar. Continua, até conseguires encontrar o que procuras.

11. Não têm medo de passar tempo sozinhos(as)

Estar sozinho(a) não é a mesma coisa do que estar a viver na solidão. Estar sozinho(a), significa passares tempo contigo a refletir sobre o que entenderes e viveres perfeitamente bem com isso.

12. Não sentem que o mundo lhes deve alguma coisa 

O mundo não te deve nada, nem tem de fazer nada por ti. Porque o mundo nunca vai ser justo ou adaptar-se a ti, és tu quem tem de se adaptar, dentro do que é o certo para ti. 

13. Não esperam resultados fáceis e imediatos

Ainda que toda a vida à tua volta seja baseada em imediatismos, não sejas essa pessoa. Tudo o que é de valor não é rápido e demora, sim, muito tempo e se não está a acontecer não desistas, apenas aprende. 

E eu quero ajudar-te nessa jornada: 
1. inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 23 a 30 de Novembro de 2024, formação certificada pela DGERT, e ajuda outras pessoas a atingir os seus objetivos de forma lendária, clicando aqui: https://professionalcoach.jorgecoutinho.com/certificacao-becoach  
2. junta-te a mim e aos lendários alunos da minha Legendary Academy, a minha academia de conhecimento e desenvolvimento pessoal, clicando aqui: https://go.hotmart.com/D81240163Y  
3. entra no meu Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho