Única Coisa

Subscreve a minha newsletter e recebe as últimas novidades
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.

Qual é a única coisa que se tu colocares o teu foco, vai levar-te onde tu queres chegar?

Se formos falar de eficiência e eficácia, podemos dizer que eficiência é “fazer certo” e eficácia é “fazer a coisa certa”.

Tu podes ser eficiente a fazer algo e esse algo não ser a coisa certa, que te vai levar àquilo que é a tua versão 2.0, àquilo que é a tua vida lendária.

E como fazer a coisa certa?

Colocando o foco, as tuas ações e a tua energia, numa única coisa – naquela única coisa que te vai levar à tua versão 2.0.

Há várias premissas para explicar o conceito da “ÚNICA COISA”. São elas:

1) Não ter medo de pensar grande

Quando falamos em resultados e realizações, muitos de nós tem medo de pensar grande. Ou seja, pensamos:

“Quem sou eu para ter aquela casa em frente à praia?”
“Quem sou eu para criar uma empresa de sucesso que vai gerar milhões de euros e criar centenas de empregos?”
“Quem sou eu para criar uma empresa que me vai levar a ter uma vida de abundância financeira?”
“Quem sou eu para sonhar ter aquele relacionamento perfeito?”
“Quem sou eu para ter aquele corpo saudável?”
“Quem sou eu para pensar que a liberdade geográfica não é o limite?”
“Quem sou eu?”

Essa incapacidade de pensar grande, é o que vai limitar o teu sucesso.

Há um conceito chamado “Tríade do Mento“, que nos diz que os nossos pensamentos vão impactar as nossas emoções, que por sua vez, vão impactar as nossas ações.

Logo, aquilo em que tu acreditas, aquilo que tu pensas a teu respeito, terá impacto direto naquilo que tu sentes, fazes e nos teus resultados.

O sucesso é alcançado através das tuas ações, e as tuas ações são fruto do teu comportamento. Quer o teu pensamento, quer o teu sentimento, influenciam as tuas ações e os teus resultados.

O teu pensamento é como se fosse a origem de tudo. Se tens medo de pensar grande, nunca irás agir de forma a realizar os teus sonhos.

Essa primeira premissa diz para não teres medo de pensar na tua versão 2.0, pois é esse pensamento que te vai levar à tua realização. É esse pensamento grande, que te vai levar a agir de acordo com a grandeza do teu sonho.

2) Prioriza as tuas ações

A segunda premissa é tu priorizares as tuas ações.

Quando nós estamos a falar de sonhar grande, é o pensamento que vai fazer com que tu entres em ação, e essa ação é que vai gerar os teus resultados.

E para gerar resultados, tu tens que agir. Para agir, tu tens que saber o que é verdadeiramente importante para ti.

Tens que priorizar as tuas atividades e teres a consciência de que aquilo que tu fazes, não são tarefas, são ações.

Isso muda tudo, pois a palavra tem poder.

A palavra “tarefa” tem um impacto de esforço no nosso cérebro, ou seja, tu “tens que concluir aquela tarefa”. Trocar tarefas por ações, ou lista de resultados que queres atingir, muda o significado dessa ação no teu cérebro. A nível mental, o efeito que vais ter no teu cérebro é completamente diferente.

Dentre a tua lista de ações, prioriza as ações que tens para o teu dia, para a tua semana e para o teu mês.

Podes aplicar a Lei de Pareto, que diz que 80% das tuas ações vão gerar 20% dos teus resultados. Ou seja, 80% do que fazes no teu dia, na tua semana, no teu mês, vão gerar 20% dos teus resultados.

É importante teres a noção das tuas ações e como os 20% dessas ações, vão gerar o resultado que tu queres.

3) Intenção com que comunicamos

Um ser humano normal tem cerca de 6 mil pensamentos por dia.

Grande parte desses pensamentos são baseados em perguntas. E tu tens a capacidade de semanalmente repetir a pergunta que te vai colocar no foco.

A terceira premissa é: qual é a pergunta que vai gerar o foco que tu precisas?

– Qual é a única coisa que precisas de fazer, que se colocares a tua ação e dedicação, tudo o resto vai ficar mais fácil de se concretizar?

– Qual é a única coisa em que precisas de te focar, que vai tornar tudo o resto mais fácil ou desnecessário?

A nossa mente é uma máquina de procura, é um sonar. Tudo aquilo que colocarmos na nossa mente em forma de pergunta, ela vai encontrar a resposta. E se não encontrar a resposta, a mente vai criar uma.

E o que te impede de obter a resposta? Se eu te perguntar: “Qual é a única coisa que precisas de fazer, que se colocares a tua ação, tudo o resto vai ficar mais fácil de concretizar?”

Tu vais dizer que não sabes. Isso é a tua incapacidade de perseverar.

Tens que dizer que não vais desistir, até encontrares a resposta para a única coisa no teu dia, na tua semana, na tua vida, na tua carreira, no teu relacionamento, que te vai levar ao resultado que tu queres em todas as áreas da tua vida.

4) Cria um hábito de cada vez

A premissa número quatro tem a ver com motivação e disciplina.

E a disciplina e o foco são criadas através do hábito.

Há pessoas que procuram motivação, e isso não existe. Tu não vais acordar motivado. A motivação tem a ver com disciplina, e a disciplina é criada através do hábito.

A questão é que nós queremos fazer diversas coisas em simultâneo. Quando nós falamos na criação de hábitos, nós queremos mudar tudo de uma vez.

Quando nós falamos em hábitos sequenciais, é o próprio foco e a disciplina que te vão levar ao hábito, e o hábito vai-te levar a ter foco e disciplina.

É como o ovo e a galinha, o que nasceu primeiro? Foco e disciplina são gerados através de hábitos sequenciais, criados um de cada vez.

5) Não sejas “multitasking”

Ser “multitarefas” é algo totalmente ineficiente.

Há pessoas que pensam que as máquinas fazem várias coisas ao mesmo tempo. Na verdade, as máquinas fazem coisas extremamente rápido e em simultâneo. As máquinas têm a capacidade de fazer uma ação rapidamente e passar para outra.

E nós, seres humanos, não fomos desenhados para funcionarmos em multifoco. Nós não estamos programados para dispersar as nossas ações em várias direções.

Aquilo que vai gerar mais resultados no teu dia, adicionar mais qualidade no teu dia, em termos de trabalho e em termos de prazer, é a mudança simultânea de foco. Para isso, podes seguir a Técnica Pomodoro.

Ou seja, colocar 20 minutos de foco numa ação, parar 5 minutos e voltar a dar foco por mais 20 minutos.

6) Determinação e força de vontade são finitas

A determinação é aquilo que te faz agir, é a tua força de vontade.

Tu começas o teu dia cheio de determinação, de força de vontade. Acontece que ao longo do dia tens tarefas que vão consumir a tua força de vontade. Por exemplo, coisas que tu fazes e não gostas, coisas que são ineficientes com os teus resultados.

Passa a olhar para a força de vontade/determinação, como a bateria do teu telemóvel, que é usada ao longo do dia. Ao longo do dia tens pequenas tarefas que não te trazem valor, que não te trazem resultados, pequenas tarefas que te consomem tempo, energia e foco, que não te geram valor. Há tarefas que tu podes delegar e não consumir a tua bateria.

A premissa número 6 é que a tua força de vontade e a tua determinação são finitas. Isso é bom para te dar a clareza das prioridades na tua lista de ações. Encontra no teu dia a hora em que tu tens mais força de vontade e coloca aí as tuas ações de maior valor.

7) Dizer não

Ter foco, compromisso, disciplina, consistência, determinação e ter sucesso, passa por saber dizer não.

Tens que dizer não ao que não é importante, para poder dizer sim ao que é importante.

8) Vive uma vida com propósito e com sentido

Essa premissa diz respeito a viveres uma vida com propósito e teres a capacidade de visualizar os passos até lá.

E isso está ligado com a premissa número 1, que é sonhar grande. Saberes claramente qual é o teu propósito, quando estás a fazer uma atividade pequena, mas que te agrega valor.

Quando precisas de fazer algo que não é confortável, mas tu sabes que é importante.

9) Não comprometas a tua vida pessoal em prol da tua vida profissional

Aquilo que tu precisas de fazer é ser extremamente eficaz na tua gestão de tempo.

Não comprometer os teus relacionamentos, a tua família e a ti próprio por causa da tua carreira. Mesmo que estejas num momento importante da tua carreira.

O que tu precisas de fazer é ter melhor gestão de tempo, mais foco e mais disciplina.

Isso vai-te obrigar a ser mais assertivo, mais organizado e mais eficaz na agenda da tua vida profissional.

O que te vai dar energia e força na vida profissional, é a tua vida pessoal.

Aprende a ser mais eficaz e mais assertivo na tua gestão de tempo.

10) Na tua vida vai haver sempre organização e desorganização. Não tentes ter apenas a perfeição.

Se olhares para o Universo, não existe uma ordem. Se olhares para uma floresta, é um caos. Existe todo o tipo de vegetação, de animais… mas é um caos organizado.

Quando tens uma gestão de tempo efetiva, gestão de estratégia efetiva, gestão de foco efetiva, gestão de prioridades efetiva, vai existir sempre uma área na tua vida que vai estar um caos.

Então, não procures a perfeição. A premissa número 10 é que na tua vida vai haver sempre organização e desorganização.

Não tentes ter apenas a perfeição. Agora que já conheces o conceito da “Única Coisa“, olha para essas 10 premissas e identifica aquela única coisa em que, neste momento, tu te precisas focar mais!