És uma pessoa resiliente? És capaz de te adaptar à mudança e tens a capacidade de continuar, apesar das contrariedades?
A resiliência é a adaptação positiva perante a adversidade, ou seja, é a característica que é criada e testada perante a dificuldade, perante os obstáculos e através do desafio.
Ela não existe se não existir adversidade. Por essa razão, são as adversidades que fazem o caminho para o desenvolvimento deste traço.
Os momentos difíceis vão colocar em causa a tua identidade, as tuas crenças, valores e objetivos, e são eles que te vão impulsionar para uma mudança e transformação.
Na prática, a tua identidade anterior não vai funcionar com a nova situação e experiência, e para tal terás que trabalhar na tua nova identidade.
A resiliência é um convite para a mudança e para criares uma identidade mais forte ou que ainda te é desconhecida.
É um convite a encontrares novas crenças potencializadoras e questionar as regras da tua vida que te estão a limitar.
Tu podes reagir à adversidade de 3 formas:
- Nível de Sobrevivência: estás num determinado nível e, ao seres confrontado(a) com algo negativo e com grande impacto, vais sentir uma quebra que te leva a descer de nível.
- Nível de Recuperação: após a quebra, tu tens a capacidade de recuperar e manténs-te aí.
- Nível de Resiliência: ao ultrapassares os níveis anteriores, chegas à superação, à “SuperVivência”, como eu lhe gosto de chamar. Mas para isso, deves questionar-te àcerca de qual é o teu próximo nível.
A grande questão passa por perceberes o que te está a impedir de seres uma pessoa resiliente.
As razões estão ligadas à tua visão negativa sobre a vida: a forma como te vês, como vês o mundo e como vês o futuro.
Identifica estes 3 pilares e percebe o que deves alterar para que possas adotar uma postura mais resiliente na tua vida, nas tuas decisões, na tua visão.
O 1º passo para desenvolveres a tua resiliência passa pela relativização, através de uma abordagem mais ativa e positiva perante a vida. Relativiza! O que te aconteceu hoje é um passo para o que vem depois.
O 2º passo é a ressignificação. Encontra um outro significado e um propósito para o que estás a viver agora.
O 3º passo é o suporte social, ou seja, o ambiente e grupo onde te inseres. Teres à tua volta uma rede de pessoas que te levam ao próximo nível.
Por fim, o 4º passo consiste em olhares para a vida com uma lente positiva. Viver com a fé e esperança, de que o que vem será sempre melhor, de que consegues lá chegar e que mereces lá chegar.
E agora que sabes como podes reagir à adversidade, o que vais decidir fazer?
P.S: se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:
1. Entra agora para a lista de espera para a próxima edição do RESTART, o meu evento PRESENCIAL de 3 dias que vai acontecer nos dias 13 a 15 de outubro de 2023, e leva a tua vida para o próximo nível, clicando aqui: https://www.restartlive.pt/
2. Inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 25 de novembro a 2 de dezembro de 2023, formação certificada pela DGERT, e ajuda outras pessoas a atingir os seus objetivos de forma lendária, clicando aqui: https://professionalcoach.jorgecoutinho.com/certificacao-becoach
3. Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/
4. Entra no meu Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a contéudo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho