Sonhos: Delírios ou Realidade?

Subscreve a minha newsletter e recebe as últimas novidades
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.

Somos movidos pelos nossos sonhos!

Quando falo em sonhos, falo em visão, em objetivos que traçamos para a nossa vida – as conquistas materiais, emocionais e espirituais.

Quando procuras Sucesso, seja o que ele signifique para ti, estás no fundo a procurar converter os teus sonhos em realidade – o que muitas vezes não acontece – não passando de meros delírios.

Se sentes que isto acontece contigo, que não consegues viver os teus sonhos, há 5 razões fundamentais para que isso esteja a acontecer e estes são também os aspetos que tens de ter em consideração para que os teus sonhos deixem de ser delírios e passem a ser realidade.

  1. Tempo

Aquilo que acreditas que te impede de viveres os teus sonhos é geralmente falta de dois recursos: falta de tempo ou falta de dinheiro. Estes são sempre os principais vilões desta história. Mas vamos concentrar-nos primeiro na falta de tempo.

Um dia, ouvi a seguinte frase de um dos meus mentores:

“Se eu não estou disposto a investir em mim, como posso esperar que os outros invistam?”

Quando ouvi esta frase foi como se uma luz se acendesse!

Quando queres realmente algo devido à importância que tem para ti, acredita que vais sempre ter tempo para fazer acontecer. Se o teu “Porquê” for mesmo forte, o tempo não vai ser um obstáculo.

Olho para o tempo como uma emoção e todos os dias tens um banco de 24 horas que podes usar como bem entenderes, mas cabe-te a ti geri-lo da melhor forma.

As pessoas com mais Sucesso, têm as mesmas 24 horas que tu. Muitas delas também têm famílias, têm uma profissão intensa, praticam desporto…

Então, a razão pela qual os teus sonhos não passam de um delírio não é a falta de tempo, é a falha na gestão de tempo!

  1. Dinheiro

O segundo grande “culpado” de impedir a realização dos teus sonhos é o dinheiro.

Repara: o dinheiro está diretamente relacionado com a tua capacidade de produzir. Então, começa a olhar para o dinheiro como uma obrigação de teres de produzir algo que gere dinheiro. Tu não ganhas dinheiro. Geras, crias, produzes dinheiro!

Desenvolve em ti a habilidade de produzir dinheiro.

Não tem a ver com o “Como” se faz, mas com a tua decisão consciente de produzir dinheiro. Cria os teus recursos e não te desculpes pela falta deles, quanto tu és o único responsável por os criares.

Lembra-te: onde quer que tenhas estado, estejas e onde queres estar, o único responsável, foste, és e vais ser sempre tu. Mais ninguém!

  1. Eu

“Eu não tenho capacidade.”

“Eu não tenho valor.”

“Eu não sou capaz.”

“Não é para mim.”

Que outras crenças limitantes ainda fazem parte de ti?

Não tem a ver com quem tu és, mas com quem tu precisas de te tornar, porque é a tua identidade neste momento que te limita e impede de viveres os teus sonhos.

O nível de vida que tens hoje está a ser resultado e/ou condicionado pela pessoa que és hoje, por aquilo em que acreditas, por aquilo que fazes, por aquilo que valorizas, pelas regras que tens, pela quantidade de ação que tens.

Tudo o que tens hoje está a ser resultado da identidade que tens.

Então, para viveres um sonho, algo que está fora da tua realidade, precisas de te tornar em alguém que ainda não és!

O primeiro passo para a mudança é sempre o reconhecimento “preciso de mudar para chegar onde quero”, depois a aceitação, decisão e, por fim, a ação. E isto é o que precisas de fazer com tudo aquilo que te define: as tuas crenças, os teus valores e o teu propósito.

As tuas crenças: aquilo em que acreditas pode estar a limitar-te.

Todos temos crenças criadas pelo ambiente, pelas experiências, pelas pessoas à tua volta. A única pessoa responsável por ter, criar, produzir e resolver as tuas crenças, és tu.

Em que precisas de acreditar ainda mais ou deixar de acreditar?

Os teus valores: a cadeia de valores que vives diariamente pode estar a limitar-te.

Por exemplo, se procuras demasiada validação e reconhecimento dos outros, vai ser pouco provável, senão impossível, viveres os teus sonhos. Por isso, é fundamental que aprendas a dizer que não aos outros, porque de forma direta ou indireta vão usar o teu tempo e dinheiro para viver os sonhos deles. Para teres foco, direção, precisas de dizer não.

O que precisas de valorizar ainda mais ou deixar de valorizar?

Propósito e objetivos: o teu “Porquê” é importante para teres a clareza de “porque é que eu faço isto”.

Por isso, é tão importante definir uma visão clara e específica do teu sonho a 10 anos. Uma visão que te inspire a longo prazo ajuda-te a estabelecer metas a curto e médio prazo.

  1. Os outros

“Eu não tenho as pessoas certas à minha volta”

Ninguém tem que te apoiar, de acreditar em ti nem de perceber porque os teus sonhos são importantes para ti. As pessoas à tua volta têm de respeitar e se não o fizerem, precisas de remover essas pessoas da tua vida.

Quem não te puxa para cima, está a puxar-te para baixo, porque quem não faz nada também acaba por te puxar para baixo.

Se à tua volta tens pessoas que te limitam, faz uma escolha.

A pessoa mais importante para a realização dos teus sonhos, és tu. És tu que precisa de acreditar, respeitar, perceber a ti e ao teu sonho. Se tu não o fizeres, não tens integridade e congruência para exigir a quem está à tua volta que o faça.

É por tudo isto que os outros veem a seguir ao tempo, ao dinheiro e ao “eu”.

Tens de acreditar em ti, ter uma fé inabalável em ti e precisas também de estar perto de pessoas que já estão a fazer aquilo que queres fazer para que eleves o teu nível.

Fazeres parte de um grupo de Mentoria, um grupo com a mesma mentalidade é muito importante.

Já que falamos de sonhos, nada como contribuir também para a felicidade dos outros enquanto te desenvolves a ti.

No dia 29 de maio, no Teatro Tivoli BBVA em Lisboa, vai ocorrer o “Faz um RESTART à tua Vida” ao vivo, um evento de Desenvolvimento Humano cujas receitas vão reverter integralmente para a Associação Terra dos Sonhos, uma organização portuguesa sem fins lucrativos com o objetivo de promover o bem-estar de crianças com doenças graves, jovens em acolhimento longe da sua família de origem ou adultos com doenças crónicas.

Mais de metade da sala já está ocupada, mas ainda vais a tempo de garantir o teu lugar. Basta clicares aqui.

  1. “Como?”

O método, a estratégia para alcançares os teus sonhos é o menos importante!

Muitas vezes, precisas de:

Um “como” de curto prazo alinhado com um “como” de longo prazo.

Uma estratégia de curto prazo alinhada com uma estratégia de longo prazo.

Uma ferramenta de curto prazo alinhada com uma ferramenta de longo prazo.

A maior desculpa e fraude da tua incapacidade para não tornares o teu sonho em realidade, é acreditares que precisas de um “Como”. É mentira!

Tens “Comos” gratuitos, com pouco investimento, por isso, não tem a ver com o “Como” porque o “Como” está lá. Tem a ver com utilizares o “Como” para fazeres aquilo que é preciso fazeres para teres o teu “Como”.

Para transformares os teus sonhos em realidade, a primeira coisa que precisas de fazer é sonhar. Por isso, sonha grande, sonha alto e sê ambicioso(a).

Transforma esse sonho numa visão de vida e não te fiques no delírio.

Faz o que precisa de ser feito!

Depois de leres este texto, qual o teu objetivo para hoje?

O que precisas de fazer hoje para que o tempo, o dinheiro, tu, os outros e o “Como”, estas portas, se abram para os teus sonhos?

30 minutos por dia é suficiente para identificares o que precisas de fazer para que consigas viver os teus sonhos.

E então: vais continuar a viver no delírio?

P.S: Se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:

1 – Junta-te a mim, à minha Equipa e às centenas de membros da Legendary Academy, a nossa Academia de Conhecimento. Torna-te membro, com 7 dias de trial GRATUITO, aqui: www.legendaryacademy.pt

2 – Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/

3 – Torna-te um Coach Certificado ao participares na Certificação Internacional em Coaching, de 14 a 21 de Maio de 2022, clicando aqui: https://certificacao.becoach.pt

4 – Participa no evento ao vivo: “Faz um RESTART à tua Vida!” no dia 29 de Maio de 2022, no Teatro Tivoli BBVA em Lisboa, comprando o teu bilhete aqui: https://ticketline.sapo.pt/evento/faz-um-restart-a-tua-vidajorge-coutinho-60108