Ressignificar representa a coragem para mudar, para enfrentar as dores e aprender com elas, enquanto crias a capacidade de atribuir um novo significado e um novo rumo à vida.
Ainda assim, ressignificar não significa eliminar um evento que aconteceu ou esquecer. Significa que te lembras de algo que aconteceu e provavelmente te causou dor e sofrimento, mas que, ainda assim, consegues olhar para esse acontecimento de uma forma positiva e ver o melhor disso.
Quando tu aprendes a ressignificar, aprendes também a fazer de uma coisa negativa, muitas vezes a alavanca que faltava na tua vida. Isso está diretamente ligado com o teu propósito, porque se tiveres claro aquilo que queres e precisas, então consegues olhar para o que te acontece de outra forma.
Há 5 passos fundamentais, para aprenderes a resignificar e processar alguma coisa que te acontece:
1. Consciência
É muito difícil alterares o significado do que te aconteceu se tiveres ainda com o mesmo estado de consciência, do momento em que aconteceu. De uma forma geral, o teu nível de consciência é a forma como vês o mundo e a forma como te faz agir, sentir e pensar. Como tal, seja o que for que queres alterar, primeiro tens de mudar o teu nível de consciência.
2. Aceitação
Quando tu elevas a consciência, também elevas a responsabilidade, ou seja, deixas de estar em efeito e passas a estar em causa. Chamas a ti a responsabilidade, onde começas a pensar em tudo o que podias ter feito diferente.
Ao elevares a tua consciência, e caso olhes para essa mesma situação do passado, se a tua afirmação é: “se fosse hoje faria diferente”, isso pode originar a culpa. Na vida, tens sempre tendência a culpar três coisas: o evento, alguém ou até tu mesmo. E é neste momento que entra a aceitação, porque tu precisas de aceitar, porque enquanto não aceitas, não evoluis.
3. Perdão
Este surge quando tens compaixão contigo mesmo ou com alguém, o que não quer dizer que concordes e que não queiras mudar, mas sim, que aprendes a olhar para o mundo pelo olhar do outro.
Passas a olhar para o que tu fizeste ou te fizeram, sem julgamento, pois enquanto houver crítica, tu nunca vais conseguir ressignificar. Atenção, perdoar não significa esquecer e sim lembrar sem dor, assim o impacto dessa pessoa na tua vida passa a ser nulo.
4. Gratidão
É a tua capacidade de agradeceres, não ao evento ou a alguém que te magoou, mas sim a quem tu te tornaste. A gratidão é um processo de cura, como tal, deves olhar para um momento menos bom na tua vida e saber agradecer, porque no fim do dia, aprendes sempre alguma coisa com isso.
Ao olhares com esse olhar de gratidão, significa que tens a capacidade de utilizar o que te podia ter destruído e dar-lhe um novo significado. Então, agradece ao que te causou dor, mas no processo de quem te tornaste.
5. Ação
Depois de ganhares consciência do que te aconteceu, aceitares, perdoares e te tornares grato(a) por quem te tornaste, mesmo depois de tudo, então agora tens de entender qual é o caminho a seguires e o que vais fazer diferente. Esta tua ação está ligada com o propósito.
O que te prende está ligado ao passado e ao que ainda não conseguiste atribuir um significado positivo, pois quando o fazes, ganhas capacidade de agir. Mas para perceberes o que podes realmente fazer, tens de saber qual é o teu propósito.
Para te ajudar, quero que conheças a Tríade do Propósito.
No topo desta tríade está a tua visão de futuro (V10), onde olhas para onde estás hoje, mas com o pensamento e foco no futuro. O processo de ressignificação não vai mudar a tua vida, mas sim, tirar a dor que existe nela. O que muda essa dor é o que tu vais realmente fazer.
No primeiro lado da Tríade tens o Significado, ou seja, se aquilo que queres viver está alinhado com a tua visão. Porque o significado não é mais do que uma escolha, onde decides o que queres pensar e sentir sobre algo. Lembra-te que o significado não tem como objetivo que não vivas o processo ou que não sintas uma dor, mas sim, que nessa dor encontres um propósito.
Já no último lado, tens o teu legado. Isto é a forma como queres ser lembrado(a), o que queres deixar para as pessoas que te amam ou que tu amas. É pensares na tua vida e tentares encontrar onde podes marcar a diferença, seja em ti ou nos que te são mais próximos.
Então a Ressignificação é sobretudo uma ação, ou seja, a forma como lidas com o que te acontece. Se simplesmente tu não estás a lidar com algo, significa que não estás a agir.
É mesmo fundamental que entendas que tudo isto não significa que nunca mais vais sentir dor ou passar por coisas menos boas na tua vida, porque vais. Quer dizer sim, que vais aprender a tirar o melhor partido disso… cada dia de uma forma mais simples.
E eu quero ajudar-te nessa jornada:
1. compra o teu Bilhete com 20% de desconto para o RESTART, o meu evento PRESENCIAL de 3 dias que vai acontecer nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2024, e leva a tua vida para o próximo nível, clicando aqui: https://restart.jorgecoutinho.com/ ⚠️ ESTE SERÁ O ÚNICO RESTART DE 2024 ⚠️
2. inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 20 a 27 de Abril de 2024, formação certificada pela DGERT, e ajuda outras pessoas a atingir os seus objetivos de forma lendária, clicando aqui: https://professionalcoach.jorgecoutinho.com/certificacao-becoach
3. junta-te a mim e aos lendários alunos da minha Legendary Academy, a minha academia de conhecimento e desenvolvimento pessoal, clicando aqui: https://go.hotmart.com/D81240163Y
4. entra no meu Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho