Quando queremos mudar um comportamento e nos focamos apenas nos resultados, a probabilidade de nos decepcionarmos é grande. Então, ao implementares um micro-hábito, tem em mente que estás no meio de um processo de construção.
Começa no POUCO para conseguir o MUITO.
Vai do PEQUENO para o GRANDE.
Começa do ZERO para o que queres CONSTRUIR.
A nossa mente tem um pensamento muito binário, que se reflete em ir do pouco para o muito, do nada para o tudo, do pequeno para o grande, de forma imediata. Só que isto só gera frustração, não só porque nos focamos nos resultados, mas também pela tendência de nos compararmos com resultados anteriores e dos outros.
Quando focas a tua atenção e ação no nível inferior, a mudança não é sustentável e efetiva, porque ela está dependente de resultados, de comportamentos e de habilidades.
Então olha para a tua Identidade, porque aí vais encontrar a mudança sustentável e efetiva. Os comportamentos que estás a implementar nada têm a ver com o resultado que queres alcançar, mas sim com a identidade que queres construir.
QUEM SOU EU? QUEM QUERO SER?
A construção da identidade não é um trabalho imediato. É habitual associá-la ao resultado, ou seja, à ideia de que apenas tens a identidade quando concretizas o resultado. Faz exatamente o inverso: define primeiro a tua identidade e depois receberás o resultado.
Quando isso acontece, a transformação passa a basear-se naquilo que tu ÉS e não naquilo que tu TENS, e irá impulsionar a construção de novas crenças, de novos valores, na tua missão e propósito.
Tudo aquilo que fazes concentra-se sobre a Tríade do Estado (fisiologia, foco e linguagem). É o Estado que suporta a tua identidade e as tuas escolhas, e elas por sua vez influenciam a tua fisiologia, foco e linguagem e, consequentemente, a tua visão.
A visão deve fazer-te sair da tua zona de conforto: quem eu preciso ser para alcançar os meus objetivos?
Quando fizeres uma mudança na tua vida, lembra-te das camadas dos micro-hábitos:
- Resultado: não suporta a visão nem a identidade;
- Processo: suporta a visão, mas não suporta a identidade. Se criámos o hábito baseado no processo, este torna-se mais efetivo.
- Identidade: suporta a visão e vai ajudar a definir o resultado.
QUESTIONA-TE! Quem queres ser? Quem precisas de ser? Quem já és? Quem precisas de ser ainda mais? Por fim, lembra-te, estas perguntas poderosas têm um desafio: não têm uma resposta imediata.
P.S: se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:
1. Entra agora para a lista de espera para a próxima edição do RESTART, o meu evento PRESENCIAL de 3 dias que vai acontecer nos dias 13 a 15 de outubro de 2023, e leva a tua vida para o próximo nível, clicando aqui: https://www.restartlive.pt/
2. Inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, em novembro de 2023, formação certificada pela DGERT, e ajuda outras pessoas a atingir os seus objetivos de forma lendária, clicando aqui: https://professionalcoach.jorgecoutinho.com/certificacao-becoach
3. Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/
4. Entra no meu Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a contéudo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho