Quando falamos em produtividade, falamos em performance.
Muitas vezes passamos os dias de trabalho preocupados com a quantidade de ações que executamos, porque acreditamos que são elas que refletem a nossa produtividade.
O primeiro aspeto a ter em conta é que o teu foco deve estar na qualidade das tuas ações e não na quantidade.
São muitas as distrações a que estamos expostos diariamente, o que desafia o teu poder de foco e a tua capacidade em te concentrares naquilo que te vai trazer mais resultados.
Então se és alguém que está verdadeiramente comprometido em trabalhar na sua produtividade, há 5 aspetos que deves ter em consideração:
1. FOCO
É o foco que te vai fazer entender aquilo que é verdadeiramente importante para ti. E existem 2 coisas fundamentais que te vão trazer foco:
- Visão: quando páras e olhas para a tua agenda, todos os dias, durante 5 minutos, torna-se clara a visão do teu dia. Se alinhares a visão do teu dia com a tua semana, mês, trimestre, semestre, ano, V10 (10 anos), mais clareza vais ter;
- Dizer “Não”: dizeres não, tem a ver com decisões e com aquilo que é mais importante. Quando falamos de foco, o que te dificulta dizeres não?
E na vida, se queres ser produtivo e alcançar resultados lendários, vais ter de dizer “Não” a 3 coisas:
- a pessoas que não estão alinhadas com os teus objetivos, valores e visão;
- ao que é confortável e fácil (porque vais ter de fazer o que é mais difícil primeiro e o que é mais importante e prioritário);
- a distrações que te retiram o foco.
2. COMPROMISSO
Quando procuras elevar os teus resultados, o compromisso é fundamental, não só na produtividade, como em qualquer outra área.
Ter compromisso é fácil, quando estás na tua zona de conforto, aquilo que fazes está sob o teu controlo e as ações são prazerosas.
A procrastinação vai ser o maior inimigo do teu compromisso, porque a verdade é que todos nós procrastinamos. É natural no Ser Humano, no entanto, é um comportamento.Não faz parte da tua identidade! Podes mudá-lo.
Então, como podes evitar a procrastinação? Ao trazeres para o consciente qual é a consequência que vais ter de não fazer agora. O que vais perder na tua visão? Nos teus objetivos? Associa mais dor a não fazer agora, do que a fazer depois.
3. DISCIPLINA
É a base da produtividade. A disciplina está na base do foco, do compromisso, da consistência e da determinação. A disciplina ganha sempre à motivação, e cria-se ao saberes e teres consciência, do que é verdadeiramente importante para ti. A disciplina consiste em trocar o prazer de longo prazo, pelo compromisso de curto prazo.
4. CONSISTÊNCIA
A tua consistência é o resultado dos teus hábitos e rotinas. Consistência desenvolve-se através da repetição. É o número de vezes que repetes algo, que te vai tornar excelente. Quais são os hábitos e rotinas que precisas de ter que te vão dar produtividade?
5. DETERMINAÇÃO
É aquilo que determina a ação. É o teu propósito, o teu “Porquê?”.
Quando o teu propósito é claro, o teu foco torna-se mais claro e imediato. Consegues facilmente identificar as áreas em que precisas de colocar o teu foco.
Se queres saber como podes ser mais PRODUTIVO, junta-te às mais de 500 pessoas já inscritas no RESTART, o meu evento PRESENCIAL de 3 dias, nos dias 31 de Março, 1 e 2 de Abril de 2023, e leva a tua vida para o próximo nível, clicando aqui: https://www.restartlive.pt/
P.S: Se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:
1. Inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 22 a 29 de Abril de 2023, formação certificada pela DGERT, e ajuda outras pessoas a atingir os seus objetivos de forma lendária, clicando aqui: https://certificacao.becoach.pt/
2. Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/
3. Entra no nosso Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho