O que é viver em Alta Performance?

Subscreve a minha newsletter e recebe as últimas novidades
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.

O que é ter Alta Performance?

Ouvi falar sobre Alta Performance pela primeira vez, há mais de 10 anos, quando conheci o Brendon Burchard, aquele que é reconhecido como uma das maiores autoridades da alta performance na vida comum. 

Até então, eu achava que alta performance tinha a ver com excelência, com desempenho e concretização dos resultados, apenas no Desporto. 

Muitos “não atletas” ainda pensam assim. Que a alta performance é algo muito distante do seu dia a dia, e portanto inalcançável. 

Para trazer essa consciência e poder-vos familiarizar com este tema, vou abordar aqui três principais pontos: 

1. O que é alta performance;
2. O que já fazes em termos de alta performance; 
3. O que precisas de fazer ainda mais em alta performance.

Performance tem a ver com desempenho. Logo, viver em alta performance significa viver em alta realização. 

E para viver em alta realização, é preciso ter determinados comportamentos. 

Mas como ter os comportamentos adequados para viver em alta performance? 

Antes de mais, é preciso lembrar que o nosso comportamento é fruto daquilo que são os nossos pensamentos. O que distingue alguém que vive em alta performance, é a sua capacidade de utilizar as suas emoções e os seus pensamentos a seu favor. 

Sem dúvida alguma, que o que impacta a qualidade da nossa vida, é a qualidade dos nossos pensamentos e a qualidade dos nossos sentimentos. 

O que é mais importante, ter talento ou a capacidade de trabalhar para desenvolver um talento?

Eu acredito que existem pessoas que nascem com um talento diferenciado, com qualidades mais viradas para a ação e para a realização. 

No entanto, o que difere as pessoas comuns dos grandes talentos, é a sua capacidade de realizar o trabalho, ou seja, a sua capacidade de se entregar à excelência e ao crescimento contínuo.

Pessoas que vivem em alta performance têm essa mentalidade de crescimento, que está sempre à procura de evoluir. Para isso existem 5 atitudes fundamentais:

1- Foco
2- Compromisso
3- Disciplina
4- Consistência
5- Determinação 

Esta é a base que permeia a vida das pessoas que desempenham em alta performance. 

Lembra-te que a atitude tem a ver com comportamento, desempenho, performance e com a tríade do mento, ou seja, pensamento, sentimento e comportamento. 

A primeira atitude a ser desenvolvida é o foco, e acima de tudo, a nossa capacidade de dizer não.

Há pessoas que dizem que se distraem com tudo e com facilidade. Essa distração nada mais é do que a incapacidade de dizer não ao que não interessa. 

Outra característica que as pessoas de alta performance têm é uma capacidade quase inata para definir objetivos e defini-los em dias, semanas, meses e anos. 

Faz essa reflexão:

– Tens uma visão clara para os teus próximos 25 anos?
– Ou seja, quais são os teus objetivos a nível pessoal, profissional, financeiro para os próximos anos?
– Quais são os teus objetivos para o próximo ano? Para o próximo semestre? Trimestre? Para o próximo mês? 

QUANDO é que HOJE e AGORA é uma boa altura para definir os teus objetivos?

Quem tem essa visão clara, já está no caminho para viver em alta performance. 

Se ainda não tens essa visão, isso pode estar ligado à tua incapacidade de criar e/ou o medo de não ser capaz ou suficientemente bom. 

Essa é outra característica das pessoas que vivem em alta performance. A sua capacidade de criar objetivos altamente desafiadores e altamente motivantes. 

Porque elas sabem que os desafios e a motivação vão colocá-las fora da sua zona de conforto e sempre na procura da melhoria contínua. 

Não te limites por ainda não teres essa visão! Porque essa visão pode estar relacionada com aquilo que tens hoje. 

Com o teu processo de melhoria contínua, essa visão vai mudando. E muitas vezes esse redirecionamento da visão é o que te vai dar a capacidade de desenvolver as competências que tu precisas para chegar lá.  

Decide agora. Pega numa folha branca e pensa:

– Onde gostarias de estar daqui a 25 anos? 

E não te impeças de sonhar grande!

Porque é essa capacidade de sonhar grande, que vai te levar a desenvolver as competências para chegar lá. 

Há outra característica das pessoas que vivem em alta performance que é a capacidade de planear e gerir o teu tempo. 

E mais que isso, gerir a tua agenda, não por tarefas e sim por ações e resultados. 

Que resultados queres alcançar no teu dia? Na tua semana? No teu mês? 

Eu sugiro fortemente que olhes para o último mês e faças essa reflexão: que resultados conseguistes atingir nos últimos 30 dias? Vê o que foi bom, o que pode ser feito ainda melhor e, principalmente, o que ainda não fizestes e que vais começar a partir de agora. Podes também fazer essa reflexão diariamente. 

Adota o método 3, 2, 1: 

– 3 coisas que correram muito bem;
– 2 coisas que podem ser melhoradas;
– 1 coisa que vais mudar.

Esta capacidade de análise vai dar-te a habilidade da organização e planeamento. E além disso, o hábito de poderes gerir o teu tempo. 

Além disso, precisas de desenvolver os 4 pilares que sustentam a alta performance:

– Físico
– Mental
– Emocional 
– Espiritual 

No Pilar Físico, é importantíssimo que estejas atento à tua fisiologia e energia. Como está a tua postura? Costumas sorrir durante o dia? Andas cabisbaixo ou de cabeça erguida? E também fica atento ao movimento do teu corpo, faz exercício, como estás a nutrir o teu corpo e a tua energia? Sem energia não há performance. Para viver em alta performance é preciso ter foco no exercício, no descanso, na alimentação e na tua energia, de forma geral. 

O Pilar Mental diz respeito à qualidade dos teus pensamentos. Onde estás a colocar o teu foco? É a priorização do teu dia que vai determinar isso, como falei acima, a organização da tua agenda. E também as tuas afirmações. O “Eu sou”. O que podes afirmar para sustentar o teu pilar mental? 

“Eu sou lendário”, “Eu sou feliz”… escolhe cinco ou seis afirmações para fazer diariamente. Dessa forma estás a trabalhar a qualidade dos teus pensamentos e aquilo que é a tua identidade. As palavras “Eu sou”, são as duas palavras mais poderosas. A maior força da psicologia humana é manter-se congruente com a sua identidade. Tudo aquilo que colocas à frente da palavra “EU SOU” vai-se tornar real e vai-se tornar a tua identidade. 

Que perguntas poderosas podes fazer a ti mesmo? Por exemplo:

– Em que me vou focar hoje? 
– O que preciso de viver mais?
– Que emoções estou decidido a criar?
– Que atitudes estou comprometido a ter para viver em alta performance? 

Depois, trabalha o teu Pilar Emocional, ou seja, teres a consciência de que emoções sentes mais no teu dia a dia. 

Vives mais com amor, abundância, positividade? Ou vives mais na raiva, no sentimento de escassez? E de que forma estás a usar estas emoções? Como estás a passar os teus dias? O que podes melhorar e fazer ainda mais? 

E por último, o Pilar Espiritual. Ou seja, a conexão com o Divino, a forma como estás a trabalhar o teu espírito, a tua conexão com algo superior. Ao trabalhar a tua espiritualidade, tu conversas mais contigo, desenvolves mais a gratidão. Trabalhar a gratidão vai desenvolver a tua espiritualidade.

– Pelo que és grato?
– Como podes criar essa abundância espiritual? 

Mesmo que não sejas ainda alguém com esse sentimento de gratidão, vais desenvolvê-lo. Podes desenvolver também a prática da meditação e observar a tua própria respiração e estado de presença. A prática da meditação vai acalmar a tua mente e fazer-te conectar contigo para ganhares o teu estado de consciência. 

A leitura também é uma excelente prática para desenvolver a espiritualidade. 

Que práticas podes adotar para ter uma conexão contigo próprio e desenvolver o teu espiríto? 

Acima de tudo, pessoas que vivem em alta performance vivem em busca da sua melhoria contínua, ou seja, na tua versão 2.0. Isso é viver em alta performance!

Evento + atitude = resultado

Essa fórmula resume a alta performance. São pessoas focadas, determinadas e em busca constante por elevação desses resultados. 

Sê mais ambicioso, sai mais da tua zona de conforto, sonha grande, procura a tua versão 2.0! É a tua atitude, e acima de tudo, a tua forma de ser que te fará viver em alta performance. 

Qual será a tua atitude AGORA?