O Poder do Caminho Difícil

Subscreve a minha newsletter e recebe as últimas novidades
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.

A dor ainda está muito presente no nosso pensamento. Apesar de existir um lado nosso que reconhece que aquele é o caminho para a felicidade, temos outro lado que nos faz resistir. Podemos chamar-lhes mente e espírito.

A principal função da mente é afastar-te da dor, dar-te segurança e conforto. Enquanto o teu espírito tem o propósito de te aproximar daquilo que te traz prazer e satisfação. 

Todos os resultados que foram alcançados pela humanidade são fruto do espírito. 

A consciência, o conhecimento e crescimento, são os 3 pressupostos que te vão conectar com o espírito. 

A 1.ª ajuda-te a compreenderes porque ages de certa forma e como isso te priva de usufruir do teu potencial. Ao trazeres para o consciente o que é inconsciente, vais notar os primeiros sinais de mudança.

Usa o que aprendeste e aplica esse conhecimento. Conhecimento não aplicado é apenas informação, se for aplicado é sabedoria. Por isso, filtra a informação valiosa e transforma-a em sabedoria.

Por fim, o crescimento é o resultado do conhecimento aplicado. A dor e o desconforto vão fazer-te crescer ou sofrer e têm a capacidade de te transformar ou deformar. Parte de ti decidir o que queres fazer!

Quando te voltas para o espírito e para aquilo que te pode oferecer, entras na tua zona de crescimento, onde se inicia o processo de criação e desenvolvimento da tua mentalidade. 

Mente e espírito, podes diferenciá-los através destes 5 pilares:

  1. Desafio

O que não te desafia, não te transforma. Cria a tua zona de influência, um espaço entre a zona de conforto e desconforto. Não estarás a abandonar a tua zona de conforto, mas sim a alargá-la, o que te dará mais segurança dentro do desconforto. 

  1. Obstáculo

Tira partido de uma visão estóica que te permita olhar para o obstáculo como um passo a passo. Pensa no pior que te pode acontecer e trabalha esse pensamento a teu favor, criando estratégias para o caminho que irás percorrer.

  1. Esforço

Mais esforço é sinónimo de mais energia aplicada, de habilidades e capacidades, e é natural que a tua mente entre em “modo de poupança”. Uma das soluções passa por criares regras que associam a dor àquilo que te coloca na zona de conforto. 

  1. Crítica

Usa-a a teu favor! O que te define não é o erro, mas sim o que fazes dele e como o usas para te elevares. Quanto maior for o teu sonho, esforço e compromisso, maior será a probabilidade de errares. 

  1. Sucesso Alheio

Ao te comparares e competires (de forma negativa), colocas em causa a tua autoestima e amor próprio. Opta por aquilo a que eu chamo de “coopetição” e usa o sucesso do outro como uma referência para algo a atingir. 

A chave está em olhar para o difícil não como um obstáculo, mas como o caminho.
A consciência do poder que o difícil tem na tua vida, irá levar-te à tua melhor versão!

P.S: se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:

1. Entra agora para a lista de espera para a próxima edição do RESTART, o meu evento PRESENCIAL de 3 dias que vai acontecer nos dias 13 a 15 de outubro de 2023, e leva a tua vida para o próximo nível, clicando aqui: https://www.restartlive.pt/ 
2. Inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 25 de novembro a 2 de dezembro de 2023, formação certificada pela DGERT, e ajuda outras pessoas a atingir os seus objetivos de forma lendária, clicando aqui: https://professionalcoach.jorgecoutinho.com/certificacao-becoach
3. Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/ 
4. Entra no meu Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a contéudo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho