O Poder de definires a tua Visão

Subscreve a minha newsletter e recebe as últimas novidades
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.

Se te pedissem para descreveres a tua vida daqui a 10 anos, como seria?

A resposta a esta pergunta chama-se Visão!

Visão é teres uma declaração expressa do teu futuro em relação aquilo que queres viver, ser e realizar. É olhares para o teu futuro a curto, médio e longo prazo, e tornar real na tua mente o que queres viver nos próximos anos.

Aqui entra a tua Identidade – “Quem sou” – e é fundamental que alinhes com ela, não só aquilo que é a tua Visão, como a tua Missão e Propósito.

“A maior força da psicologia humana é a sua necessidade de se manter congruente com a sua Identidade.”

Quanto mais clareza tiveres a definir o “Eu sou…”, mais clareza terás a definir tudo o resto, porque é a tua Identidade que vai fazer com que cumpras a tua Visão, que vivas a tua Missão e respeites o teu Propósito.

A pergunta que te deves fazer neste momento é:

“Aquilo que vivi neste primeiro semestre de 2022, está alinhado com a minha visão?”

E há 3 possibilidades de resposta:

1. Estás alinhado com a tua visão, embora tenhas vivido desafios nestes meses;

2. Andas ao sabor do vento e tens a sensação que passou tudo muito rápido. E se este é o teu caso, é porque não tens uma declaração expressa do teu Futuro. Não está claro para ti o que queres viver este ano;

3. Sentes que foi um péssimo período e tens consciência que estás completamente desalinhado com a tua Visão.

Qualquer que seja a tua resposta, o primeiro passo é ter clareza de onde estás.

Estejas onde estiveres, digo-te que apenas e só não vais conseguir atingir os teus objetivos até ao final do ano, se não tiveres 2 coisas: compromisso e vergonha na cara.

Se és daquelas pessoas que tem medo e receio de sair da sua zona de conforto, toma nota:

Quanto mais ambiciosa for a tua Visão, mais tu vais CRESCER!

Por isso, não traces uma Visão tendo como base o comodismo, aquilo que é confortável para ti e que já sabes que vais atingir. Não faças isso!

Porquê? Porque quando lá chegares, não te vai criar transformação, vais continuar a ser a mesma pessoa que eras e pior, vais sentir desilusão e arrependimento por não teres sido mais ambicioso com a tua Visão.

Por defeito, todos nós estamos programados para fazer o suficiente por isso, nada melhor do que seres ambicioso e desafiante naquilo que é a criação da tua Visão.

“Jorge, não sei como vou alcançar a minha Visão.”

Quando defines a tua Visão é o “Para Onde” queres ir e estar.

Sonha alto!

Pega numa folha branca, num caderno e começa a escrever a tua Visão, que deve enquadrar aquilo que tu desejas Ser, Fazer e Ter.

Na tua vida pessoal, profissional e relacionamento, daqui a 1, 3, 5 ou 10 anos:

Quem queres ser?

O que queres fazer?

O que queres ter?

Já criaste a tua Visão? Ótimo! Aproveita para a visitares, ajustares e lembrar-te sobre a direção que deves tomar na tua vida, todos os dias.

A par da Visão, também é importante teres definida a tua Missão, que é um compromisso, algo que te propões a executar. As ações que precisas de concretizar e que te vão levar à tua Visão.

Se a Visão é o teu “Para Onde”, a Missão é o teu “Para Quê”.

A Missão é a diferença onde estás e onde queres estar ao nível do Ser, Fazer e Ter.

Por último, teres também claro o teu Propósito, o teu “Porquê” que é o que vai sustentar a tua Missão rumo à tua Visão.

Muitas vezes, roça a clareza da meta, porque é aquilo que gera motivação. E motivação não significa ter uma força anímica para fazer as coisas, estar animado, feliz, para fazer algo. Motivação tem a ver com o teu motivo para a ação – o teu Propósito – o motivo para agires.

Precisas de ter claro estes 3 níveis, e clareza não significa certeza. Clareza significa que decidiste. 

Não fiques à espera que o teu Propósito seja descoberto. Cria a tua Visão, a tua Missão e o teu Propósito, porque é isso que te vai dar clareza.

Então, investe mais tempo a definires estes 3 níveis em todas as áreas da tua vida: pessoal, profissional e no teu relacionamento. O que queres fazer, ter e ser em cada uma delas.

P.S: Se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:

1. Junta-te a mim, à minha Equipa e às centenas de membros da Legendary Academy, a nossa Academia de Conhecimento. Torna-te membro, com 7 dias de trial GRATUITO, aqui: www.legendaryacademy.pt 

2. Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/ 

3. Inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching,de 26 de Novembro a 03 de Dezembro, clicando aqui: https://certificacao.becoach.pt/

4. Entra no nosso Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho