Os Metamodelos de Linguagem é uma ferramenta da PNL que demonstra a forma como temos tendência para representar internamente algo externo através da linguagem.
Utilizamos os metamodelos na nossa comunicação, ou seja, a forma como comunicamos muitas vezes tem por base aquilo que é um Metamodelo.
Há 3 tipos de Metamodelos: Generalização, Omissão e Distorção.
1. Generalização
Todos temos tendência para generalizar algo através de regras ou através de verdades absolutas.
“Eu já tentei de tudo e nada resulta.”
“Acontece sempre tudo de errado comigo.”
“Eu sou assim e serei sempre assim e terei sempre estes resultados.”
“Ninguém me compreende.”
As regras têm o objetivo de nos criar certezas e as verdades absolutas são um reflexo, quando utilizas palavras no absoluto: sempre, nunca, ninguém, todos.
Então é a tua linguagem que vai atribuir um significado positivo ou negativo à experiência que estás a viver.
E como consegues alterar/anular esta comunicação por generalização?
Através de Perguntas Poderosas, porque elas têm a capacidade de alterar a tua linguagem e de mudar a tua direção e foco para algo positivo.
Podemos dizer que as perguntas poderosas vão colocar-te num modo de resolução e criação ao invés de um modo de limitação.
2. Omissão
Em algum momento, vamos omitir informação. Precisas de ser específico na tua linguagem porque essa é a forma de teres mais informação.
“As pessoas criticam-me o tempo todo.” – Criticam o quê?
“Não gosto do meu trabalho.” – Que aspetos é que não gostas?
“Correr é muito fácil.” – É fácil comparado com o quê?
“Este meu projeto não é bom o suficiente.” – Quais são as partes desse projeto que ainda não estão como tu queres?
Através, mais uma vez, de perguntas poderosas, vais procurar aquilo que te está a limitar naquele momento.
3. Distorção
Vais distorcer informação, ou seja, vais utilizar pressupostos e equivalências através de causa-efeito de forma incoerente. A é consequência de B e a correlação entre os dois eventos é distante e pouco clara.
“A minha coordenação motora é péssima.” – Como gostarias que ela fosse?
“Aquela pessoa passou por mim e nem me disse Olá!” – Estás a pressupor que aquela pessoa não te disse Olá por algum motivo que tem a ver contigo.
Essa distorção é muitas vezes aquilo que limita a tua auto estima, autoconfiança e a forma como tu te vês (auto imagem).
Então fica atento(a) àquilo que estás a generalizar, a omitir na tua comunicação contigo próprio e à distorção que estás a realizar na comunicação. Porque é a tua linguagem que vai determinar aquilo que é o significado e aquilo que vai ser o teu foco.
Não importa identificares que metamodelos estás a utilizar. Importa sim que utilizes as Perguntas Poderosas.
Porquê… – vai fazer-te focar no negativo
O quê / O que / Para quê… – vai fazer-te focar no positivo
Lembra-te que a tua vida é definida pela quantidade de incerteza que tu consegues viver confortavelmente.
Então precisas de trabalhar a tua aceitação da incerteza. Todos temos tendência para controlar e curiosamente, o controlo só é verdadeiro quando abres mão do controlo.
Nós apenas controlamos tudo, quando aceitamos que não controlamos nada.
É ao abrires mão dessa necessidade de certeza, de razão e de ter sempre aquilo que achas que necessitas que vai levar-te ao teu crescimento.
P.S: Se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:
1. Junta-te às mais de 700 pessoas já inscritas no RESTART, o meu evento PRESENCIALde 3 dias, nos dias 31 de Março, 1 e 2 de Abril de 2023, e leva a tua vida para o próximo nível, clicando aqui: https://www.restartlive.pt/
2. Inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 22 a 29 de Abril de 2023, formação certificada pela DGERT, e ajuda outras pessoas a atingir os seus objetivos de forma lendária, clicando aqui: https://certificacao.becoach.pt/
3. Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/
4. Entra no nosso Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho