Motivação

Subscreve a minha newsletter e recebe as últimas novidades
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.

Motivação… se fosse um produto e se pudesse ser encontrado em prateleiras de supermercados e afins, hoje seria sem dúvida, um “best-seller”!

Nunca se falou tanto, e nunca se precisou tanto de motivação, como actualmente…

Não havendo motivação à venda, onde se pode encontrar? Ou mais importante, como me posso EU motivar?

Estas são algumas das questões que escuto frequentemente quando faço intervenções em empresas, ou quando trabalho individualmente com Executivos no meu dia-a-dia. A minha resposta é sempre a mesma:

“É simples!…”

Senão vejamos; motivação é a conjugação de duas palavras: motivo e ação.

Ou seja, motivo para ação, ou ainda: ter OBJETIVOS. Para existir motivação, tem que existir um ou mais objetivos. Algo que nos faça andar, algo que nos faça querer alcançar um novo patamar no nosso desenvolvimento. O Ser Humano precisa de crescer, de se desenvolver!

Então podes estar-te a perguntar: “Se assim é, porque não estou motivado com os objetivos que tenho?” Aí teríamos que entrar noutro campo que tem a ver com a “ecologia” dos objetivos, ou seja, com o facto de os objetivos estarem ou não de acordo com os teus valores.

Os objetivos são preponderantes na (auto)motivação.

Acredito e defendo que não existem pessoas desmotivadas, apenas pessoas com objetivos pouco ou nada aliciantes.

Imagina este cenário: alguém está sentado em frente a um televisor, sentado no seu sofá a ver um grupo de indivíduos a correr a maratona. E pensa para com ele: “Eh pá! Ora aí está uma coisa que eu gostaria de fazer um dia… correr a maratona!” Vamos supor que este alguém adopta como seu, esse objetivo. Nesse momento, a sua motivação para correr, ir ao ginásio ou mudar a sua alimentação, passou a ser o objetivo de correr a maratona. Esse objetivo vai originar a criação de novos hábitos. Se existir um compromisso com o objetivo, com os hábitos e com a estratégia definida, dentro de 4 a 6 meses, o sonho, a visão de correr a maratona, vai se tornar real e o objetivo vai ser concretizado.

O objetivo foi então o responsável pela (auto)motivação…

Os objetivos têm o poder de nos (auto)motivar, por isso traçamos objetivos, não para os alcançarmos, mas para nos tornarmos na pessoa que precisamos de ser para os alcançar!

Votos de boa (auto)motivação, ou melhor, votos de bons e aliciantes OBJETIVOS!