Hábitos Produtivos

Subscreve a minha newsletter e recebe as últimas novidades
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.

O Método H7.

Os hábitos são aquilo que nos definem. 

Se tu olhares para a tua vida, para os teus resultados, para aquilo que estás a ter hoje no teu dia a dia, tu és aquilo que fazes. Ou seja, o que tu és é consequência ou resultado de um hábito.  

Se estás a ter resultados positivos, os teus hábitos são positivos. Seja nas tuas relações, na tua profissão, nas tuas finanças, na tua saúde, na tua alimentação, no teu descanso… se estás a ter resultados positivos, é porque conseguiste criar algo que adiciona valor aos teus dias, à tua vida e à tua produtividade. 

Por outro lado, se existe neste momento uma consequência, se estás a passar por um momento de dor, de desafio… isso significa que precisas desenvolver um hábito que ainda não tens. 

Pode ser o hábito da aceitação. 

Por exemplo, eu sou uma pessoa que tenho a tendência de não desistir, é uma característica que eu tenho de persistir e não aceitar. E atenção! Tudo na nossa vida tem um lado positivo e um lado negativo. O não desistir, o persistir, é ótimo, mas há momentos em que tens que aceitar e deixar ir, e ter a consciência de que precisas fazer algo diferente. 

Muitas vezes o hábito que tens de persistir e não desisitir, pode ser negativo. E eu ganhei consciência disso. Sou muito de desafios, de fazer… e isto pode ter um resultado positivo em determinadas situações e um resultado negativo em outras situações. 

Se precisas de mudar alguma coisa, precisas ver que hábitos precisas mudar. Lembra-te que o hábito é um comportamento repetido, e o ciclo do hábito tem sempre a parte do problema e da solução. A parte do problema é onde tu estás, é aquilo que te dá o estímulo e o desejo. O estímulo é quando tu identificas algo na tua vida que queres mudar, e o desejo é o que te leva a querer alcançar algo, é o que te faz querer mudar. Essa é a primeira parte do ciclo do hábito. 

A segunda parte é a resposta, é quando tu entras em ação e começas a fazer algo para mudares o hábito. 

Muitos de nós ficamos por aqui, e esquecemos a terceira e mais importante parte, que é o reconhecimento, ou seja, recompensarmo-nos por aquilo que fizemos/conquistamos.

O Método H7, é uma metodologia que eu desenvolvi e que engloba os 7 Hábitos mais produtivos, os hábitos que precisas de desenvolver para aumentares a tua produtividade. 

1) ENERGIA
Quando eu pergunto o que impede as pessoas de terem produtividade, muitas respondem que é o cansaço, a energia, a vitalidade.

Sem dúvida alguma, tudo aquilo que fazemos tem a ver com energia. E o que tu vais ver neste Método H7, é que alguns hábitos se vão cruzar, por exemplo, podemos estar em energia e em recuperação. 

Para teres energia precisas de ter uma boa alimentação, hidratação e descanso. São os três principais elementos que necessitas ter para teres energia. A começar por bons hábitos alimentares. A tua alimentação é aquilo que vai maximizar a tua energia. Nós somos como um automóvel, se não tivermos combustível (e o combustível certo) nós não vamos andar. Para isso precisas de fazer escolhas alimentares corretas. Há pessoas que escolhem alimentar-se por prazer e há pessoas que escolhem alimentar-se por energia. 

Eu mesmo adoro experiências gastronómicas! 

Gosto de ir a um bom restaurante, beber um bom vinho, comer uma boa sobremesa. E quando faço isso, faço-o por prazer. Mas faço isso pontualmente, porque se o faço por muito tempo, começo a ficar intoxicado. 

O que eu recomendo é que procures o equilíbrio. 80% do tempo deves ter uma alimentação saudável, por energia, e 20% por prazer. 

Uma alimentação em equilíbrio para mim é compor o prato com 20% de uma boa proteína, 60% a 70% de legumes e vegetais, e apenas 10% de bons hidratos. E claro, a hidratação. Tens de beber no mínimo 1,5 a 2,5 litros de água por dia. 

E descanso. Tens que ter uma rotina de descanso. Se te sentes sonolento após o almoço, é porque estás a dormir pouco. Se queres acordar cedo, para aproveitares o dia, não precisas de dormir pouco. O acordar cedo começa com o dormir cedo. A rotina de acordar cedo não começa no acordar, começa no deitar. 

Para teres energia precisas de ter uma hora certa para dormires. E tens que garantir que na hora de ires dormir, não vais ter estímulos. 

As pessoas à tua volta também são importantes. Se calhar, estares mais perto de determinadas pessoas dá-te energia, ou se estiveres mais longe de determinadas pessoas é isso que te vai dar mais energia. Precisas identificar quais são as pessoas que te trazem mais energia e quais as que te retiram.

Que hábitos tens que te trazem mais energia? 

Há pessoas que gostam de ler, outras de meditar, outras de fazer exercício físico…

Olha para a tua vida e pensa: o que é que eu faço que me dá energia? O que preciso de colocar no meu dia para ter mais energia? 

2) PLANEAMENTO:
Precisas de ter um momento de revisão na tua semana, ou seja, um momento em que vais olhar e ver o que correu bem e o que correu menos bem na tua semana. 

Para isso podes adotar o método 3, 2, 1:

– 3 coisas que correram bem 
– 2 coisas que vais melhorar 
– 1 coisa que queres fazer diferente

E esse dia tem de estar marcado na tua agenda, precisas de ter esse compromisso!

Neste planeamento tens que ter o momento de visão, ou seja, o momento em que vais ter a tua visão para daqui a 10 anos, 5 anos, 1 ano, 6 meses, 3 meses, 1 mês, 1 semana, 1 dia.

Cria a tua visão do futuro! 

Porque a partir da tua visão para o futuro, tu transportas-te para o presente e decides o que precisas de fazer hoje para atingires aquela visão. 

A visão dá-te a clareza dos objetivos. Por exemplo: na passagem do ano, o que vais estar a celebrar? 

Pode ser uma visão para as tuas finanças, para os teus relacionamentos, para o teu corpo, para o teu desenvolvimento pessoal… qual é a tua visão?

Faz uma lista de ações (resultados) que queres atingir na tua semana. Vais agarrar nessa lista e vais ver quais são as 3 coisas mais importantes, ou seja, as 3 prioridades que precisas de obter nesta semana. 

Depois disso, vais transportar essas ações para a tua agenda em blocos de tempo. 

E pronto. Está feito o teu planeamento. 

3) APRENDIZAGEM 
Outra coisa importante é teres o hábito da aprendizagem. Aprender também é um hábito. 

Uma das 6 necessidades humanas é a necessidade de crescimento. E essa necessidade é uma necessidade do espírito. De nada vale estares a trabalhar a tua mente, as tuas emoções e o teu físico, se não estás a trabalhar o teu espírito. 

A plenitude, a realização, só vem quando nós trabalhamos o nosso espírito. 

Ao aprenderes, ao cresceres, tu sentes-te mais livre. O que não está a crescer, está a morrer. 

Tu não consegues resolver um problema no mesmo nível de consciência onde foi criado. Para elevar o teu nível de consciência, precisas de crescer, de ter conhecimento, de aprender algo novo. 

E para adquirir conhecimento, precisas de calendarizar a aprendizagem. Isso vai evitar a obesidade mental, ou seja, vais evitar o excesso de informação. 

Tu precisas de escolher o que vais estudar e definir o momento de estudar, para não fazeres tudo ao mesmo tempo. 

Quais são as 3 áreas que queres melhorar?

Define o tempo para isso, estuda e aplica a aprendizagem. 

Tudo o que aprendes precisa de ser aplicado. 

4) REFLEXÃO E DECISÃO 
Vais olhar para a tua agenda e vais definir um tempo de reunião contigo. 

Qual é o dia da semana, qual é o melhor momento, para teres uma reunião contigo?

Nesse momento, nesse dia, vais refletir. 

Isto é diferente de planeamento. Vais refletir sobre uma decisão que precisas tomar, algo que precisas de mudar. 

Vais agarrar naquele tema que te está a incomodar, a massacrar a tua mente, e vais pensar sobre ele nesse momento. 

5) CONEXÃO
Nós somos seres sociais, de conexão, de ligação. 

Durante a pandemia, muitos de nós perdemos essa conexão. 

Que hábitos de conexão precisas de trazer para a tua vida? 

Se calhar, ligar para os teus 3 ou 5 melhores amigos. Ou ter momento de qualidade com a tua família. Ter aquele momento em que vais ficar “off-line” e “on-life”. 

6) GRATIDÃO
Este é o hábito de agradecer, de apreciar. Demostrares a ti próprio, ao Universo, a tua gratidão. Tens que ter aquele momento em que vais agradecer. Eu tenho dois momentos: pela manhã, logo ao acordar, e à noite, antes de dormir.

É na gratidão que nós perdemos o medo. Quem não é grato por aquilo que tem, não merece ter mais. 

Agradece pelo pouco que tens, pois o teu pouco é muito mais que muitas outras pessoas têm. 

Agradece os teus desafios, os teus obstáculos, pois eles são apenas oportunidades para o teu crescimento. 

Honra o desafio! 

7) RECUPERAÇÃO
Todos nós precisamos de ter o hábito da pausa, da recuperação. 

Tu precisas de definir um horário para te deitares. Se queres levantar-te cedo, precisas de definir a que horas vais dormir. E precisas de o fazer através dos ciclos de sono. Cada ciclo de sono tem 90 minutos. Podes usar uma aplicação para te ajudar a controlar os teus ciclos.

Três horas antes de dormir, não deves comer nada, para que te possas recuperar melhor. 

Duas horas antes, não deves trabalhar, para não despertares a atenção do teu cérebro. 

E uma hora antes, zero ecrans. Esquece o e-mail, telemóvel, televisão…

Experimenta este Método, vais ver que terás hábitos mais produtivos!

E se quiseres realmente ficar um pro em Hábitos Lendários, junta-te a mim, à minha Equipa e aos mais de 300 alunos que já fizeram o meu Curso HÁBITOS LENDÁRIOS 🔥 

Nova turma a começar a 17 de Setembro 2021 – INSCRIÇÕES LIMITADAS – Clica aqui AGORA: https://habitoslendarios.becoach.pt/