A maior dificuldade quando pensas em hábitos produtivos, provavelmente é o teu tempo e a forma como podes encaixar mais uma tarefa nas que, possivelmente, já fazes todos os dias.
Estes hábitos são positivos e por isso vão ajudar-te, mas ainda assim vais precisar de tempo para os colocar em prática.
Para não ficares assoberbado(a), antes de os implementares tens de olhar para a tua rotina e perceber onde é que estás a desperdiçar tempo e onde é que podes maximizar tempo.
É importante que comeces pequeno, não queiras de um dia para o outro implementar todos os hábitos.
Reflete sobre os que fazem mais sentido para ti ou para a tua vida e começa por aí.
1. Reflexão e Decisão
Na tua vida, seja profissional, pessoal, relacionamento ou finanças, tens de refletir e tomar decisões. Implementa o hábito de teres na tua agenda decisões sobre estas áreas.
Deves ficar atento(a) aos sinais e criar dentro da tua rotina um momento para refletires. Uma reflexão de construção e não de crítica, onde olhas para a tua semana e ajustas o teu tempo.
Declara uma intenção para a tua semana com propósito e direção. Onde vais decidir o que queres, como resultado para a tua semana.
A intenção nem sempre vai gerar a ação que tu queres, mas o facto de teres intenção vai dar-te mais consciência da forma como vais agir e os resultados que vais ter, porque as tuas ações vão culminar na mesma direção, se não acontecer é porque a direção não está clara ou provavelmente o resultado não é tão relevante como pensas.
Por isso, reflete e decide.
2. Conexão e Comunicação
Este hábito está relacionado com as pessoas que tens à tua volta.
Há 3 tipos de pessoas na tua vida.
- Âncora: as que te prendem, que te lembram de quem és. Isso pode ser positivo ou negativo, porque algumas vão tentar puxar-te para baixo.
- Foguetão: as que te impulsionam e que até um certo momento te levam a algum lado, mas chega a uma altura que precisas de te desconectar, porque já não te conseguem dar mais, o propósito delas era levar-te até aquele momento.
- Vela: é quem te empurra, quem puxa por ti, porque sabe que podes ir mais longe.
Então percebe com quem precisas de te conectar e comunicar mais, e gasta tempo na tua semana para o fazeres.
3. Apreciação e Gratidão
Muitas vezes estás tão conectado com o mundo que te esqueces do que é importante para a tua vida. Por isso, cria dentro da tua rotina um momento em que consigas apreciar e agradecer.
Não aprecies ou agradeças apenas o que é positivo, aprecia e agradece o desafio, porque é nele que está a aprendizagem.
O estado de gratidão permite que tenhas mais consciência, reflexão, conhecimento e decisão porque te conecta contigo e com o que é verdadeiramente importante. No estado de gratidão não existe ansiedade ou medo, existe sim, a tua capacidade de gerir melhor as emoções. Cria um momento no teu dia para agradecer.
4. Reconhecimento e Celebração
Reconhece e celebra as tuas vitórias, olha para as tuas decisões e para as tuas escolhas e reconhece a coragem. Não percas tanto tempo a olhar para o menos bom, aproveita e gasta mais tempo a celebrar.
A concretização exige celebração e reconhecimento.
Ganha consciência do reconhecimento e todos os dias celebra por algo que tenhas feito!
E eu quero ajudar-te nessa jornada: junta-te a mim e aos lendários alunos já inscritos na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 25 de Novembro a 2 de Dezembro de 2023, formação certificada pela DGERT, e ajuda outras pessoas a atingir os seus objetivos, clicando aqui: https://professionalcoach.jorgecoutinho.com/certificacao-becoach
Entra no meu Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho