Já por aqui falámos de resiliência e de como podes desenvolver mais esta característica na tua vida.
Estamos a passar tempos conturbados, desafiantes e mais do que nunca, esta é uma característica que deves começar a desenvolver na tua vida. Há pessoas que naturalmente têm mais propensão para a resiliência do que outras. Seja qual for o teu caso, é importante, neste momento, perceberes se esta é uma característica forte em ti, ou se precisas de a trabalhar ainda mais.
Atenção: a resiliência não se desenvolve do dia para a noite, demora meses, anos, e curiosamente, só vais conseguir desenvolvê-la através das adversidades, não na tua zona de conforto.
Antes, é importante que percebas o que pode estar a impedir-te de teres resiliência na tua vida:
1. Culpa/Passado
Todos temos momentos na vida em que não fomos resilientes. Se te focares nesses momentos vais desenvolver a culpa de forma negativa. A culpa negativa aprisiona-te e faz-te olhar para o problema, já a culpa positiva leva-te a uma aprendizagem e a uma tomada de consciência.
2. O Medo/Futuro
O passado não tem de ser igual ao futuro. E onde te encontras agora não tem de ser onde vais estar no futuro. Desenvolve em ti a capacidade de criar um futuro inspirador.
Não é o medo que te impede de alcançares os teus resultados. É sim não utilizares o medo de forma inteligente e enquanto gatilho para te fazer agir.
3. Padrões
Todos nós temos padrões que de alguma forma nos limitam. Se olharmos bem, os padrões são pontos de melhoria. Esses padrões vêm de rotinas, hábitos e situações negativas que todos nós vivemos. Precisas de os identificar e de os superar.
4. Auto-sabotagem
Auto-sabotagem é manteres-te na tua zona de conforto. São padrões de vitimização. São padrões que tu sabes que tens de mudar, mas por uma questão de conforto, de medo da mudança e resistência à aprendizagem, insistes em ficar preso a esse comportamento.
Não é o mais forte que SUPERvive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.
Embora o ser humano seja avesso a situações de desconforto, do ponto de vista de resiliência elas são verdadeiras dádivas, porque te desafiam e tiram-te da tua zona de conforto.
Agora, como saber se esta é uma característica forte em ti, ou por outro lado, precisas de a desenvolver ainda mais? Talvez possas identificar algum destes sinais em ti:
1. Não sabes lidar com as tuas próprias emoções
Principalmente emoções como a raiva ou a culpa, porque podes utilizá-las a teu favor.
2. Não responsabilização pelos erros
Implica uma tomada de consciência do que precisas de melhorar e de te auto responsabilizares.
3. Não valorizar as tuas conquistas
Se não te sentes grato nem agradeces pelas tuas pequenas conquistas, acabas muitas vezes por sobrevalorizar os teus erros;
4. Tendência para seres inflexível
A tua inflexibilidade pode ser positiva ou negativa e precisas de escolher bem e de forma consciente, onde depositar essa inflexibilidade;
5. Ausência de senso de propósito
Falta de visão de futuro. Precisas de olhar para o agora e entender que o que estás a viver, faz parte e que o futuro só pode ser melhor;
6. Não saberes lidar com momentos de pressão
Não significa que tenhas de agir nesse momento. Significa que aquele momento não vai alterar naquilo que é o teu estado emocional;
7. Não conseguir ver erros como uma oportunidade de melhoria
Olhas para o erro como uma punição, como falta de capacidade e/ou conhecimento. Em vez disso, olha para o erro com uma perspetiva de aprendizagem.
Qualquer que tenha sido o resultado desta análise, vou deixar-te com 4 perguntas poderosas para utilizares em momentos de ausência de resiliência:
1. Porque estou a ter estes pensamentos? Qual é a sua origem? Culpa, medo, padrões, auto-sabotagem?
2. Quais as consequências destes pensamentos no meu comportamento?
3. Que tipo de comportamentos podem ocorrer, caso mude os meus pensamentos?
4. De que maneira posso avaliar este problema com um olhar diferente?
Não fiques preso no problema. Foca-te na solução e não no problema.
P.S: Se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:
1. Inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 26 de Novembro a 3 de Dezembro, formação certificada pela DGERT, clicando aqui: https://certificacao.becoach.pt/
2. Junta-te a mim, à minha Equipa e às centenas de membros da Legendary Academy, a nossa Academia de Conhecimento. Torna-te membro, com 7 dias de trial GRATUITO, aqui: www.legendaryacademy.pt
3. Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/
4. Entra no nosso Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho