E cria os teus Hábitos Lendários!
Afinal…
O que são hábitos?
O que são rotinas?
Que hábitos deves instalar?
Que hábitos deves remover?
Antes de mais, é preciso teres consciência e tomares uma decisão.
O objetivo aqui é trazeres para a consciência hábitos que tens, hábitos que precisas de criar, e também trazeres para a consciência de que isso é um processo.
Vivemos numa sociedade muito virada para o imediato, para a rapidez, queremos tudo para ontem. Mal tomamos uma decisão, já queremos que tudo aconteça, traçamos um objetivo e queremos que seja de alcance imediato.
E temos cada vez menos paciência. Falo por mim. Eu também sou bastante impaciente… é algo que faço por trabalhar diariamente.
Por isso, procuro dar-te mais do que ferramentas de hábitos. Quero dar-te o ponto de viragem na tua vida, onde tu decides sair do banco do passageiro, da manada, da mediocridade, e assumes as rédeas da tua vida para levares a tua vida para o próximo nível.
É preciso desafiar-te!
Eu quero fazer-te pensar onde tu estás, e principalmente, aonde queres estar.
O que vai fazer diferença na tua vida não é onde estás hoje.
Há pessoas que estão bem com a própria vida, estão num Verão, a desfrutar. E há pessoas que estão menos bem, estão num Inverno, chuvoso e frio. Eventualmente numa área específica da vida, ou até em muitas. Se calhar as finanças não estão bem, ou o relacionamento, a parte física, a área da carreira… São pessoas que estão a passar por dor ou até sofrimento.
O que te quero assegurar é que a partir do momento que tomares uma decisão, vais assistir a uma verdadeira mudança na tua vida.
Por isso desafio-te a trabalhar a tua mentalidade e a criares um mindset diferente, para que saias de um mindset de resistência e entres num mindset de crescimento, onde utilizes a adversidade como uma oportunidade.
Provavelmente tens hábitos de pensamento, comportamento e sentimento que te estão a te limitar.
Quando tu percebes que onde estás, não é onde vais terminar, podes fazer a mudança na tua vida e criar novos resultados.
Com uma nova consciência, tomas novas decisões. Porque é com a consciência, que tu tens o reconhecimento de que precisas parar de te queixar e de procurares desculpas, para assumires a tua responsabilidade!
Muitas vezes nós procuramos o “como” para mudar, para crescer… quando a principal coisa que precisas de fazer é tomar uma decisão e assumires a tua responsabilidade.
Tomar uma decisão consciente é quando tu dizes:
“Chega! As coisas não vão continuar assim, o rumo que eu vou tomar na minha vida não vai ser mais este!”. Quando tu tomas essa decisão, as coisas mudam.
Que decisão podes tomar neste momento?
Agora… é preciso ter ainda mais consciência de que vão haver consequências.
É claro que vão!
Mas vais precisar de abrir mão de algo, se calhar até importante. Mas também sabes que irás ter resultados.
E como ganhar consciência?
Acima de tudo tens de saber que um hábito é um comportamento, é algo que fazes de forma repetida.
Todos nós temos hábitos que temos a consciência de que os temos. São coisas que tu sabes que fazes sem precisar pensar, como por exemplo, lavar os dentes.
Mas houve uma altura na tua vida, quando eras miúdo, que a tua mãe tinha que te lembrar de lavar os dentes, porque este comportamento não fazia parte de quem tu eras.
O verdadeiro hábito faz parte da tua esssência, da tua identidade. É aquele hábito que tu já não tens que pensar. É automático. Apenas fazes.
Um exemplo simples:
Tirei a minha carta de condução há mais de 30 anos. Naquela altura não era obrigatória a utilização de cinto de segurança. E quando eu tirei a carta eu não usava cinto. Depois, quando se tornou obrigatório, passei a usar um post-it no carro para me lembrar de colocar o cinto. Porque o hábito que eu tinha era não usar. Hoje em dia, ao entrar no carro, a primeira coisa que eu faço é colocar o cinto, já não penso no que faço, porque com o tempo, adquiri esse hábito. Porque foi um comportamento que eu repeti uma série de vezes até que se tornou natural. Agora não penso mais nisso, é automático.
Este é um hábito positivo.
E todos nós temos hábitos positivos e hábitos negativo (que nos limitam).
Por exemplo, procrastinar, não ter disciplina, não criar uma rotina, são hábitos negativos que nos limitam.
O desafio de criar um hábito, é que um hábito requer uma mudança. E isso nem sempre é fácil e prazeroso.
Todos nós temos um cérebro reptiliano que foi desenhado para nos proteger e garantir a nossa sobrevivência. Então, tudo aquilo que ele identifica que nos vai fazer gastar energia, sair da nossa zona de conforto e que vai haver dor, ele tende a fazer-nos parar e colocar-nos na nossa zona de conforto.
De uma forma ilusória o nosso cérebro, a nossa mente, pensa que nos vai proteger se nos mantiver na nossa zona de conforto.
Mas pensa comigo…
A zona de conforto é como aquela poltrona mais confortável que temos em casa. Acontece que ao fim de 1 hora, 3 horas, 5 horas, um dia inteiro, essa poltrona passa a ser desconfortável, passa a incomodar.
Isto é a nossa zona de conforto.
E é algo paradoxal, como tudo na nossa vida.
Nós temos o dia e temos a noite, temos a lua e temos o sol, temos o amor e o ódio, a vida e a morte.
Se por um lado esta parte da mente está desenhada para te manter em conforto, existe uma outra parte que quer crescer, que quer mais, que quer ter mais resultados e precisa se desenvolver. O crescimento é fundamental para qualquer ser humano.
É aqui que se cria uma dualidade. Há uma parte que quer crescer e uma parte que resiste a este crescimento.
O bom é que o ser humano tem uma capacidade incrível de se adaptar à mudança.
Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas aquele que melhor se adapta à mudança, já dizia Darwin. E curiosamente a mudança também é um hábito.
Portanto, existem hábitos que te vão fazer crescer e hábitos que te vão limitar.
Há uma ferramenta da PNL que se chama Pirâmide dos Níveis Neurológicos.
Esta pirâmide tem 6 níveis.
O ambiente externo é o ambiente em que tu estás, a tua família, a tua empresa, o teu país, ou seja, é aquilo que te rodeia.
Este ambiente, ou seja, onde estás e com quem estás, vai influenciar os teus hábitos.
Se estás rodeado de pessoas que têm hábitos positivos, a tendência é que tu também procures hábitos positivos.
No nível acima tens o comportamento. O comportamento é o que tu fazes. E um hábito é um comportamento repetido, um comportamento que fazes um determinado número de vezes até que se torne natural. E o teu comportamento pode ser o resultado da influência das pessoas que tens à tua volta.
Acima do comportamento, temos o nível daquilo que são as tuas habilidades e capacidades. Aqui tens aquilo que precisas de desenvolver para te comportares de determinada maneira. É aqui que temos o célebre “como”. E eu posso dar-te o “como” para que tu mudes o teu comportamento.
80% das pessoas ficam no nível do “como”, e é por isso que muitas não mudam, porque estão sempre à espera de uma fórmula mágica. E fórmulas mágicas não existem.
É quando sobes para o nível do “porquê”, o nivel daquilo que acreditas e valorizas, ou seja, as tuas crenças e os teus valores, que tens a mudança verdadeira.
O que precisas de valorizar mais agora e que antes não valorizavas?
Em que precisas de acreditar mais?
Subindo ainda mais o nível dessa pirâmide, vais chegar ao nível do “quem sou”, o nível da tua identidade.
E verdadeiramente só crias um hábito, quando o hábito passa a ser parte da tua identidade. É quando passas a fazer as coisas de forma automática, como nos exemplos simples que eu dei acima.
É quando tu dizes:
“Eu sou disciplinado”, “Eu sou uma pessoa organizada”, “Eu sou uma pessoa comprometida”.
Isso serve para que possas atingir o topo da pirâmide, que é o teu propósito, a tua missão.
O que está no topo da pirâmide é o “para quê”, o teu “”porquê””.
Eu acredito verdadeiramente que o propósito deve ser criado, e não “descoberto”.
Tu só precisas decidir criar o teu propósito.
O que eu pretendo aqui é que ganhes a consciência do que precisas de fazer.
Olha agora para as tuas rotinas. Faz essa reflexão com olhar de apreciação e não de julgamento. Olha para o teu dia, a tua semana, o teu mês e identifica:
- Que hábitos queres remover?
- Que hábitos queres instalar?
- O que tu precisas de acreditar e valorizar ainda mais para criar os teus hábitos lendários?
- Quem precisas de ser para criares novos hábitos?
- Que novas habilidade tens de desenvolver?
- Que novos comportamentos tens de ter?
- O que podes mudar no teu ambiente?
Acredita! Essa transformação é possível.
Lembra-te: tudo o que é grande começou pequeno. E antes de melhorar, vai piorar.
Começa com pequenas mudanças.
Procura um peer group que te fortaleça.
A nossa comunidade lendária, a Legendary Academy, tem conteúdos valiosos e pessoas que estão com um mindset de crescimento como tu estás. Torna-te membro agora, com 7 dias de trial GRATUITO aqui: www.legendaryacademy.pt
Procura as influências que te vão levar ao próximo nível, e permite-te viver a tua vida lendária!
Espero por ti na Legendary Academy!