Os teus resultados dependem da tua atitude, que está ligada à tua mentalidade.
Tu precisas de começar a desenvolver um mindset positivo, porque desta forma vais influenciar não só o teu estado, mas também o teu desempenho.
A tua mentalidade é sem dúvida uma das formas de mudares o teu comportamento, porque se mudares a forma como pensas, mudas a forma como ages.
Lembra-te que a tua mente está sempre a procurar o problema, é a sua principal função.
Por isso, cabe-te a ti treinares e aprenderes a focar-te nas oportunidades, a desenvolveres a crença da superação, a SUPERviveres ao invés de sobreviveres.
Não te prendas a problemas ou a obstáculos.
Começa a desenvolver o teu pensamento para encontrar formas positivas e construtivas de resolver um problema, de lidar com a adversidade, mas para isso precisas de alguns princípios.
1. Autoconsciência
Precisas de te tornar consciente dos teu padrões de pensamento, que podem ser mais negativos por alguma vivência do passado, mas se ganhares autoconsciência, vais avaliar as coisas de outra forma.
Podes olhar para o copo meio vazio, mas escolhe antes olhar para o copo meio cheio.
Podes também olhar para o copo e vê-lo apenas como ele está!
Nem sempre o foco no problema é negativo, porque tu precisas de te focar no problema para encontrares uma solução, mas tens de olhar de uma forma critica e analitica.
2. Desenvolve a Cultura da Gratidão
Não é estares grato ao problema ou ao desafio, é estares grato à aprendizagem.
A gratidão não muda o problema nem traz a solução, mas sim, tem o poder de te colocar num estado de recurso .
A gratidão leva-te a criar a capacidade de pensares em recursos, a criar uma mentalidade positiva que te afasta daquilo que não tens, do que não és, e do que não fazes, para aquilo que já tens, para o que tu já és e para o que tu já fazes.
Começa os teus dias num estado de gratidão e termina da mesma forma.
3. Relativiza e Ressignifica Pensamentos Negativos
Há momentos na tua vida em que é impossível eliminar os pensamentos negativos, às vezes tens simplesmente que os ter e viver.
Se os estás a viver neste momento em específico, é porque existe um propósito, como desenvolver algo que ainda não tenhas.
A mesma dor pode levar-te ao sofrimento ou ao crescimento, a diferença está no processo mental que vais ter perante essa dor.
Reflete e analisa os teus pensamentos negativos e dá-lhes um novo significado ao mesmo tempo que metes na tua cabeça que vais sair melhor deste desafio, vais ficar mais forte!
4. Desenvolve uma Atitude de Aprendizagem Perante o que estás a Viver
Olha para os teus problemas como uma oportunidade de crescimento e aprendizagem.
Não te penalizes tanto pelos teus erros ou falhas, liga-os ao teu comportamento e não ao que tu és.
5. Pratica a Resolução de Problemas
Podes passar a maior parte do teu tempo focado no problema, desde que o faças a pensar na solução.
Coloca perguntas a ti mesmo(a) até encontrares a solução para o teu problema.
Não vais encontrar a pergunta certa, mas sim a pergunta que te vai levar a desenvolver a atitude certa.
6. Cria um Diário dos Teus Sucessos
Se estás a passar por um desafio regista-o, assim como, as perguntas que fazes, os recursos que desenvolves, a fórmula para neste momento resolveres a situação.
Aprende a reportar a bonança, após uma tempestade.
7. Evita Pessoas Negativas
Muitas pessoas têm uma forma de estar que passa por criticar e julgar.
Afasta-te dessas pessoas, que estão constantemente focadas no pessimismo e na negatividade.
Procura sim, estar rodeado de pessoas que perante uma adversidade agem de forma positiva.
8. Continua Disponível para Novas Ideias
O que funcionou no passado, pode não estar a funcionar agora, por isso, às vezes tens de considerar novas perspetivas ou um novo estado de aprendizagem.
Mantém o teu pensamento aberto a novas ideias e a novas soluções.
Não compliques, não procures a ferramenta ou solução ideal, porque a solução, por vezes, pode estar no simples e no que não estás a prestar atenção.
9. Pratica o teu Autocuidado
Gasta tempo a cuidar de ti.
Vais ter momentos na tua vida em que vais falhar, com os outros, com eventos, com compromissos. Só nunca podes falhar contigo.
Às vezes vais ter de abrir mão de algum compromisso, porque precisas de cuidar de ti, da tua saúde física e mental.
Garante que tens tempo para cuidar de ti!
10. Comemora as tuas Vitórias
Por muito pequenas que sejam, tens de reconhecer e celebrar as tuas conquistas.
Contraria o pensamento da tua mente de uma procura constante, para o que não tens, para o que não foi feito, para o que falhou.
Pratica a celebração das tuas vitórias e assim, vais desenvolver gratidão, o foco positivo e orientares a tua mentalidade para a solução.
Não exijas demasiado, celebra as pequenas conquistas.
Não te cobres tanto, reconhece o que fazes bem.
Desenvolver esta mentalidade é um processo, apaixona-te pelo processo.
Não te foques só no resultado, é o processo que te vai levar até aos resultados.
E eu quero ajudar-te nessa jornada: junta-te a mim e às mais de 600 pessoas que já se comprometeram em ser a sua melhor versão, a sua versão lendária, e inscreve-te no RESTART, o meu evento PRESENCIAL de 3 dias que vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2023, e leva a tua vida para o próximo nível, clicando aqui: https://www.restartlive.pt/.
P.S: se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:
1. inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 25 de Novembro a 2 de Dezembro de 2023, formação certificada pela DGERT, e ajuda outras pessoas a atingir os seus objetivos de forma lendária, clicando aqui: https://professionalcoach.jorgecoutinho.com/certificacao-becoach
2. entra no meu Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho