Para criares abundância e prosperidade na tua vida tens primeiro de criar consciência sobre o que te está a impedir de seres abundante e próspero.
Mais do que teres abundância e prosperidade, porque isso é um resultado, primeiro vais ter de fazer algo que ainda não fazes agora.
Abundância e prosperidade não tem a ver com bens materiais. Isso é uma consequência daquilo que vai ser a tua identidade. Tem a ver sim com crescimento e progresso, daí a importância de perceberes o que te está a impedir de crescer, de progredires na tua vida.
Naturalmente a tua mente não está desenhada para a abundância, prosperidade e para a felicidade. Está desenhada apenas para a tua sobrevivência e, para isso, gera mecanismos para limitar aquilo que é a tua abundância e a tua prosperidade. Sim, este é um caminho que vais fazer enquanto lutas contra o teu cérebro, mas não só.
Nos vários níveis neurológicos, existem 3 que são os principais limitadores, as principais razões que te impedem de criares abundância e prosperidade na tua vida: o ambiente, as tuas crenças/valores e a tua identidade.
O Ambiente – “Com quem?”
Na base da pirâmide dos níveis neurológicos, está o ambiente que vai influenciar as tuas ações.
Precisas de olhar hoje para o teu ambiente, quem te rodeia, e analisar quem te está a potenciar e quem te está a limitar. Para além de quem agora te está a influenciar, precisas também de olhar para o teu passado e perceber quem já te influenciou.
Grande parte da nossa personalidade é formada entre os 7 e os 12 anos e o que viveste no teu ambiente familiar influenciou-te de forma positiva ou negativa.
A tua visão de abundância e prosperidade foi transmitida pela tua família de uma forma positiva onde te incentivavam, motivavam a tentar, porque “tudo é possível”, ou foi uma visão negativa onde nada mais te transmitiram além de limitações e razões para não fazeres mais ou diferente.
Todas essas crenças de forma consciente ou inconsciente ainda cá estão e estão a limitar-te. Não há neutralidade no ambiente. As pessoas que te rodeiam, de alguma forma ou te potenciam ou te limitam.
Se ainda hoje estás rodeado(a) de pessoas que te puxam para baixo, precisas de fazer uma escolha. Precisas de selecionar as pessoas que estão perto de ti porque quando selecionas as pessoas que queres manter e queres remover, vai haver uma mudança em termos de ambiente e da tua identidade.
Pensa na tua vida como um avião onde tu és o piloto. O facto de limitares o acesso ao cockpit a certas pessoas – e este acesso só pode ser feito do lado de dentro, portanto és tu que permites que as pessoas entrem – não significa que tu não vais respeitar essa pessoa, que vais deixá-la de amar. Mas significa, mais do que isso, que tu não permites mais que essa pessoa te influencie. Aquilo que são as suas crenças não te vão mais influenciar e limitar mais.
A par disto, aproxima-te de pessoas que tenham o mesmo mindset que tu queres ter. Que já estejam a fazer aquilo que queres fazer, que tenham aquilo que queres ter. Teres um peer group forte e coerente com a identidade que queres criar é fundamental.
As tuas crenças/valores – “Porquê?”
A abundância e a prosperidade não têm a ver só com os outros, mas principalmente contigo, com a tua mudança de mentalidade.
Para gerares abundância vais ter de gerar outra mentalidade, ter outros comportamentos e essa evolução vai naturalmente afastar-te do ambiente que estás inserido e provavelmente não vais ser aceite nem reconhecido. Vais ser julgado porque estás a crescer e quem te quer limitar vai sempre puxar-te para baixo. Não porque te quer ver mal, mas porque estares num patamar acima gera neles o medo de te perder e a tendência que essas pessoas têm é de te puxar para o mesmo nível delas para que se sintam mais confortáveis e próximas de ti. A tua responsabilidade é impedir que isso aconteça e limitares o acesso ao teu cockpit apenas a quem te potencia.
A tua mentalidade terá de ser trabalhada a vários níveis, sobretudo no que ao dinheiro diz respeito. As crenças que tens quanto ao dinheiro e quanto à grandeza que o dinheiro te pode trazer estão a impedir que alcances abundância a prosperidade.
Olha antes para o dinheiro como uma lupa e uma ferramenta para contribuíres. Uma lupa, porque o dinheiro apenas vai ampliar aquilo que tu já és. Não vai tornar-te má pessoa ou arrogante se essa não for a tua essência. Vai também ser uma poderosa ferramenta para que contribuas – para alguém, para uma organização, para a sociedade – sendo a contribuição um dos maiores alimentos para a nossa espiritualidade.
As principais crenças que todos nós temos e que te vai limitar ou potenciar são:
Medo de não seres amado – advém da necessidade de aceitação e de reconhecimento;
Medo não seres suficiente – sinais de fraca autoestima e comparações excessivas com os outros;
Medo do Sucesso – os pensamentos potenciadores são acompanhados por pensamentos limitadores ou negativos;
Medo da Grandeza – receio que as alterações positivas afastem pessoas ou mudem radicalmente a tua vida;
Medo da Rejeição – a única pessoa que pode ter esse poder és tu. A rejeição é uma oportunidade para selecionares pessoas;
Medo de errar e de falhar – esta é uma oportunidade para cresceres e para aprender. Não olhes para o erro como algo limitativo porque quando erras achas que não és suficientemente bom;
Medo de não seres merecedor/digno – a síndrome do impostor fala com a tua mente: “quem sou eu para ambicionar isto”.
Os teus valores são também fundamentais para criares abundância e prosperidade na tua vida. O excesso de valorização da necessidade de certeza é um dos principais limitadores. Precisas de abrir mão da certeza e trocá-la por incerteza e crescimento.
A tua realização está no equilíbrio entre a segurança e a insegurança, a certeza e incerteza, conforto e desconforto.
Identidade – “Eu sou”
A tua identidade é influenciada e vai influenciar as tuas crenças e os teus valores.
Embora tu possas ser influenciado também pelo ambiente, a maior mudança vai ocorrer no topo da pirâmide dos níveis neurológicos: as tuas crenças/valores e a tua identidade.
Cria a identidade da pessoa que queres ser.
O que precisas de mudar na tua identidade, naquilo que és, para que consigas começar a criar a abundância e prosperidade que desejas?
O “Eu sou…” é uma ferramenta poderosa. As afirmações são a melhor forma de definires e reforçares a tua identidade porque a maior força da psicologia humana é a sua necessidade de se manter congruente com a sua identidade.
Cria um conjunto de afirmações para repetires diariamente:
Eu sou..
Abundante
Próspero(a)
Merecedor(a)
Lendário(a)
Ilimitado(a)
…
Desafio-te a completares esta lista e a olhares para ela todos os dias!
Resumindo, a forma mais eficaz de criares abundância e prosperidade na tua vida é garantires coerência entre quem és e o que fazes para conseguires alcançar aquilo que queres. Abundância e prosperidade é identidade, equilíbrio, trabalho, confiança e coerência!
P.S: Se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:
1 – Junta-te a mim, à minha Equipa e às centenas de membros da Legendary Academy, a nossa Academia de Conhecimento. Torna-te membro, com 7 dias de trial GRATUITO, aqui: www.legendaryacademy.pt
2 – Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/
3 – Torna-te um Coach Certificado ao participares na Certificação Internacional em Coaching, de 14 a 21 de Maio de 2022, clicando aqui: https://certificacao.becoach.pt
4 – Participa no evento ao vivo: “Faz um RESTART à tua Vida!” no dia 29 de Maio de 2022, no Teatro Tivoli BBVA em Lisboa, comprando o teu bilhete aqui: https://ticketline.sapo.pt/evento/faz-um-restart-a-tua-vidajorge-coutinho-60108