Na tua opinião, o que significa ter confiança?
Numa escala de 0 a 10, como está o teu nível de confiança?
Confiança é o sentimento de segurança, é a percepção que nós temos de nós próprios. E essa percepção tem a ver com o fator interno, ou seja, a forma como eu me vejo, e com o fator externo, a forma com os outros me vêem.
Isso quer dizer que o nível de confiança das pessoas, está diretamente ligado à percepção que cada um tem dos próprios talentos e qualidades, assim como a percepção daqueles que o rodeiam.
Sem dúvida alguma que a confiança é o motor que está por detrás dos nossos resultados, pois as pessoas mais confiantes agem mais, e quem age mais, naturalmente, tem mais resultados.
Importa ressalvar o seguinte: quem tem mais confiança, tem mais resultados, mas isso não quer dizer que tenha mais sucesso. Quem está mais em ação, está mais susceptível a errar.
Por isso é um grande erro limitar o nível de confiança ao sucesso.
É claro que são os resultados positivos que geram mais confiança, no entanto, o que propicia o sucesso, é a nossa capacidade de olhar para os resultados como uma oportunidade de aprendizagem, crescimento e ajuste de estratégia e ações. Dessa forma, quem age mais, tem ainda mais oportunidades de sucesso, independentemente dos resultados alcançados.
A confiança também pode ser vista como um talento ou uma qualidade.
A qualidade é algo que nos distingue dos outros e pode ser treinada e desenvolvida. Já o talento é uma aptidão natural. E há pessoas que já nascem com esse talento natural da confiança, enquanto há outras que desenvolvem essa qualidade.
Eu acredito verdadeiramente que a confiança é algo que pode ser um talento ou uma qualidade, que pode ser algo inato ou desenvolvido.
Para desenvolver a confiança é preciso em primeiro lugar, desenvolver os 6 “C” da Confiança, e depois, colocar em prática as 13 dicas abaixo.
6 “C” da Confiança:
1. CORAGEM
Ter coragem para entrar em ação e agir com o coração/intuição.
2. COMPROMISSO
Criar o compromisso com alguma ação e através da partilha/pacto com outras pessoas.
3. COMPETÊNCIAS/CAPACIDADES
Desenvolver as competências/habilidades que vão desenvolver a confiança. É algo a ser treinado e trabalhado.
4. CURIOSIDADE
Ter a curiosidade de arriscar, de descobrir o que vai acontecer se agir de determinada forma, independentemente do resultado.
5. CONGRUÊNCIA/CLAREZA
Ser congruente e ter a clareza do que é verdadeiramente importante. Essa consciência propicia a confiança para agir.
6. CONEXÃO
A influência das pessoas que te rodeiam. O peer-group – o teu grupo de influência.
13 dicas para aumentar a CONFIANÇA:
1. Aceitação
Aceitar onde estás e ter a consciência para desenvolver a área em que precisas de crescer.
2. Apreciação
Trocar o julgamento por apreciação. Pára de ser o teu pior inimigo e olha para ti com olhar de apreciação, aceitação e crescimento.
3. Comparação
Não te compares com os outros, compara-te contigo próprio, onde estavas ontem, onde estás hoje e o que vais fazer para o futuro.
4. Auto-Compaixão
Pratica a auto-compaixão contigo. Ter empatia contigo próprio. Saber ser exigente contigo e também compassivo ao falhar.
5. Incerteza
Abraça a incerteza. Dá um passo em frente, sem a necessidade de absoluta certeza de tudo.
6. Nunca negoceies com a tua mente
Faz o que tens de fazer, independentemente do que a tua mente esteja a dizer-te para fazeres.
7. Troca pensamentos negativos por pensamentos positivos
Através das tuas afirmações, intenções e consciência. Pratica a afirmação: “Eu Sou”: “Eu sou lendário”, “Eu sou capaz”, “Eu sou merecedor”, etc. O que colocas à frente da palavra “Eu sou”, a tua mente vai realizar.
8. Vive no momento presente
Não vivas no passado com a culpa, nem no futuro com medo do que possa acontecer. Aprende com o que aconteceu. O medo está-te a mostrar o pior que pode acontecer. Trabalha a gratidão. Aprecia o erro. Confia no processo.
9. Cuida de ti
Cria a disciplina para cuidares de ti, para te nutrir. Contempla a natureza, cria o hábito de leitura, do auto-cuidado.
10. Traça pequenas metas
Traça pequenas metas e pequenos objetivos. Concretizar essas pequenas metas é o que vai gerar a confiança necessária para alcançares um objetivo maior.
11. Celebra as tuas pequenas conquistas
Celebra cada pequena conquista do teu dia.
12. Faz uma lista das tuas qualidades
Quais são as tuas qualidades? Se precisares, pede ajuda a quem te rodeia, a quem te conhece. São as tuas qualidades que te vão dar a confiança que precisas.
13. Escolhe o teu peer-group
Escolhe o teu grupo de influência, pessoas que possam ser positivas na tua vida, para o teu crescimento e desenvolvimento. Lembra-te que a primeira pessoa que tem de estar no teu peer-group és tu! Precisas de partilhar a tua verdade, os teus objetivos.
Acredita na tua qualidade. Acredita no teu valor!