Como ter mais Resiliência e Viver Melhor

Subscreve a minha newsletter e recebe as últimas novidades
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.

Resiliência não tem a ver com a tua capacidade de estares sempre a dar o teu máximo.

Resiliência é a capacidade que tens de recuperar de uma adversidade. Não de ficares alheio a essa adversidade.

Numa situação de crise, há 3 formas de lidares com a adversidade:

Nível 1: Ficas abaixo do nível de vida que tinhas;

Nível 2: Recuperas da adversidade e voltas ao nível em que estavas;

Nível 3: Através da Resiliência, crias um nível acima ao nível anterior onde vivias.

Se olhares para a História, na maioria das crises vividas, aquilo que foi aplicado foi o nível 3, em que houve uma evolução relativamente à forma como se vivia antes dessa crise.

Resiliência é agora, mais do que nunca, uma característica importante e que deves desenvolver em ti. 

Há outros 3 aspetos que podem estar a impedir-te de desenvolveres Resiliência na tua vida:

1. Visão negativa de Ti

Há 2 formas que determinam como te vês a ti próprio:

– Vês-te abaixo da média: acreditas que te faltam recursos, habilidades ou capacidades;

– Vês-te acima da média: esta visão também pode ser um obstáculo à criação da Resiliência na tua vida, porque crias uma ilusão do mundo à tua volta. Vês-te como superior àquilo que está a acontecer, mas não tens capacidade de ser superior.

É importante que cries uma visão de ti realista e para isso precisas de, primeiro, fazer uma análise de quem tu és neste momento – a tua identidade.

2. Visão negativa do Mundo

A tua visão negativa do Mundo está relacionada com a tua necessidade de certeza e de controlo. 

Vivemos tempos conturbados. É uma realidade. A diferença está na visão que crias sobre essa realidade. Ainda que neste momento exista adversidade, uma crise, existem também oportunidades. Tu escolhes onde queres colocar o teu foco: nos problemas ou nas oportunidades, porque a única coisa que podes controlar, é a tua visão sobre o mundo.

3. Visão negativa do Futuro

Se olhas para o Futuro e não vês mais nada para além da atual crise, estás a deixar-te levar por uma visão negativa do futuro. O que a história nos diz, é que após uma crise, há sempre uma recuperação. Perante isto, tens de ter a capacidade e responsabilidade de criar uma visão empoderada e positiva do futuro.

“Quando não podemos mais mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós próprios.” – Viktor Frankl

Como podes então desenvolver mais Resiliência na tua vida para conseguires viver melhor:

1. Autoconsciência 

Teres autoconsciência é conseguires identificar em ti os teus pontos fortes e as tuas áreas de crescimento. Ao teres esta noção, podes reforçar aquilo em que já és bom, e traçares um plano de ação para desenvolveres os teus pontos fracos.

2. Apoio Social

Uma pessoa resiliente não é uma pessoa isolada que não pede ajuda. É sim, alguém que tem a capacidade de confiar e pedir ajuda.

Resiliência tem também a ver com vulnerabilidade, com a tua capacidade de pedir ajuda quando sentires essa necessidade.

3. Controlo Interno

Há muitas pessoas que colocam o controlo, o foco e a sua energia no exterior. Tentam controlar algo que não podem controlam. Nunca vais conseguir acabar com uma situação a nível nacional, mundial. O que está ao teu alcance é, através do teu controlo interno, acreditares que depende de ti, alterares algo para lidares com a adversidade. 

4. Auto Estima

Pessoas resilientes são pessoas que trabalham a sua auto estima. Passa por apreciares e reconheceres em ti as tuas características e o que precisas de trabalhar em ti.

Não te julgares, não te culpares, não te diminuires perante isso. 

5. Otimismo

Otimista não é seres irrealista. Precisas de ser otimista contigo, com o futuro, com os outros.

6. Habilidade de Resolução de Problemas

Não tem a ver com a tua capacidade ou incapacidade, mas sim com tu desenvolveres habilidades de resolução de problemas. Essa tua habilidade precisa de ser trabalhada dado os tempos que estamos a viver e os próximos tempos que aí vêm. Tudo aquilo que ainda não és ou não fazes, está à distância do conhecimento que ainda não possuis. 

7. Capacidade de Auto Regulação Emocional

A tua capacidade de gerir stress e ansiedade através da tua inteligência emocional. Entender as tuas emoções como um gatilho para tu agires, como uma chamada para a ação e não como uma limitação.

 

8. Autocuidado

Tens de ter momentos para cuidares de ti, para descansares, para recuperares, para os teus hobbies. Passares tempo contigo. Sem esquecer de manteres uma alimentação saudável, exercício físico e cuidares do teu sono.

Dá o teu máximo, mas não exijas demasiado de ti!

P.S: Se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:

1. Inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 26 de Novembro a 3 de Dezembro, formação certificada pela DGERT, clicando aqui: https://certificacao.becoach.pt/

2. Junta-te a mim, à minha Equipa e às centenas de membros da Legendary Academy, a nossa Academia de Conhecimento. Torna-te membro, com 7 dias de trial GRATUITO, aqui: www.legendaryacademy.pt 

3. Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/ 

4. Entra no nosso Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho