Depois de umas relaxantes e agradáveis férias, estás de regresso ao trabalho. De volta à rotina, procuras correr atrás do que acumulaste, por isso, precisas que a tua produtividade esteja no máximo.
Existem várias formas de analisar a produtividade. Há pessoas que:
– analisam a produtividade pela quantidade de ações executadas: um dia produtivo é terem feito muita coisa;
– analisam a produtividade pela eficiência: garantem que uma ação é feita com qualidade e da forma correta;
– analisam a produtividade pela sua eficácia: focam-se em fazer a coisa certa.
A produtividade está relacionada com tudo isto e com outra coisa: a quantidade de tempo utilizado no planeamento e na execução.
Podes ter feito em quantidade, qualidade e eficácia, mas se o tempo que demoraste foi demasiado, não foste propriamente produtivo.
Então, para te ajudar neste regresso ao trabalho, deixo-te 8 dicas de como podes aumentar a tua produtividade:
- Menos é mais
A primeira coisa que tens de desenvolver em ti para teres eficiência e eficácia no teu dia, é teres consciência de que menos é mais.
Se és daquelas pessoas que enche os seus dias e semanas com ações, como se o teu dia tivesse 48h e a tua semana 14 dias, a frustração torna-se algo inevitável.
Sai da expectativa daquilo que gostarias de realizar e passa para a realidade dos objetivos a realizar.
Se não o fizeres, à partida já não estás a ser produtivo, porque começas o teu dia a correr contra o relógio sabendo que à partida não vais conseguir atingir a meta.
Então sê realista! E ser realista é saberes definir as tuas prioridades.
- Aumenta a tua energia
Férias é sinónimo de alguns excessos. De volta ao trabalho, precisas de voltar aos teus hábitos de alimentação, exercício físico e de descanso, porque teres mais produtividade começa por teres mais energia.
Trabalha a tua produtividade pela criação de energia através de uma alimentação saudável, treino regular (pelo menos 3x por semana) e descanso, porque é fundamental teres uma rotina de sono.
Sem energia, não vais ser produtivo.
- Realinha o teu foco
Estamos no segundo semestre deste ano, e provavelmente precisas de redefinir os teus objetivos ainda para este ano.
O que queres atingir até ao final do ano?
No teu pilar Físico, Mental, Emocional e Espiritual, o que é importante para ti?
Onde precisas de colocar mais atenção e não tens colocado?
Das 3 áreas da tua vida – Pessoal, Profissional e de Relacionamento – o que é importante para ti?
Qual o pilar e a área mais importante para ti?
Define objetivos específicos para os teus pilares e para as áreas da tua vida.
- Vive o offline
Vivemos num meio em que tudo é criado para atrair a nossa atenção e nos gerar distração.
Deves garantir que tens um ou mais momentos no teu dia para te desligares e entrar em modo offline, o que te vai permitir focar naquilo que é importante para ti, para te recentrares.
Esse momento pode ser de manhã, ao não utilizares as redes sociais na primeira hora assim que acordas, ou pode ser almoçar sem tocar no telemóvel. Encontra esse tempo para te desconectares.
- Define as tuas prioridades
Não existe um dia, uma semana produtiva, sem tu teres a clareza do que é importante fazeres e isso está relacionado com saberes definir as tuas prioridades.
Por vezes, as ações mais importantes acabam por ser também as ações mais desconfortáveis e as que exigem que saias da tua zona de conforto. Por essa razão, essas ações são também as que tens mais tendência para puxar para o fundo da tua lista de prioridades. Acabas por fazer primeiro as ações mais simples e prazerosas para te dar a ilusão de produtividade e isto está ligado com a procrastinação.
Então, traz clareza para o teu dia para teres a certeza do que precisas mesmo de fazer.
- Faz uma gestão ativa de tempo
Garantires uma gestão ativa do tempo é pegares naquilo que é o teu planeamento para o teu dia/semana e antes de iniciares uma ação, teres consciência do tempo que precisas para a realizares. Define um limite de tempo para a ação ser realizada.
Além disto, é importante garantires também 30m a 1 hora do teu dia para imprevistos, para que eles não inviabilizem todo o planeamento que fizeste.
O Método Pomodoro é um ótimo sistema para utilizares e vai sem dúvida nenhuma, ajudar a melhorar a tua eficácia.
- Precisas de ter Métricas
Se tiveres uma gestão de tempo ativa, vais conseguir medir de que forma é que utilizaste o teu tempo.
Se te focares numa só tarefa (single task), se tiveres o teu tempo offline, se tiveres bem definido o teu foco e os teus objetivos e cuidares da tua energia, vais conseguir ser mais produtivo.
Como vimos no início deste artigo, a medição da produtividade não é uma ciência exata. Na tua realidade/contexto pessoal e profissional, qual a métrica que faz mais sentido utilizares?
Pelo tempo? Pelo número de ações?
Sê flexível. O mais importante é que a tua produtividade não fique limitada pela métrica porque podes estar a fazer essa medição com a métrica errada.
Vão haver dias em que vais ter de medir por resultados, outros em que vais ter de medir por ações. Isso vai permitir-te ajustares também aquilo que é a tua produtividade.
P.S: Se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:
1. Junta-te a mim, à minha Equipa e às centenas de membros da Legendary Academy, a nossa Academia de Conhecimento. Torna-te membro, com 7 dias de trial GRATUITO, aqui: www.legendaryacademy.pt
2. Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/
3. Inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching,de 26 de Novembro a 03 de Dezembro, clicando aqui: https://certificacao.becoach.pt/
4. Entra no nosso Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito,fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho