O que queres neste momento versus o que mais queres para a tua vida.
A disciplina é um tema que eu tenho abordado muito nas minhas mentorias, em lives, em palestras…
E eu volto sempre a este assunto, porque a disciplina é algo que eu considero fundamental para os nossos resultados. Mais do que a motivação.
Por mais disciplinado que tu sejas, há coisas que não vais controlar, e vais falhar por algum motivo. E se algo falhar, tu podes perder a motivação. No entanto, se o hábito da disciplina estiver presente, vais conseguir sempre dar a volta.
É preciso ter esta consciência, de que há sempre algo que pode acontecer e que não controlamos. Ao te agarrares somente à motivação, certamente vais sentir raiva, frustração… e podes querer desistir dos teus objetivos.
Já a disciplina é algo que podes controlar, pois só depende de uma coisa: da tua decisão e do teu compromisso.
A disciplina vai ser a base para o teu sucesso. A disciplina para com os teus princípios, para com os teus valores, para com o teu compromisso.
Existem 5 pilares que eu considero fundamental na nossa Vida:
FOCO – COMPROMISSO – DISCIPLINA – CONSISTÊNCIA – DETERMINAÇÃO
E estes 5 pilares vão estar interligados.
O FOCO é aquilo que te vai dar clareza e te vai direcionar naquilo que é a tua energia, a tua determinação, as tuas intenções e o teu compromisso. Ou seja, é a clareza de onde queres chegar.
E a disciplina é a ponte entre o que tu desejas e o que vais realizar.
E como ter disciplina?
Para teres disciplina tens que estar comprometido com algo.
E estar comprometido é diferente de ter o desejo.
O COMPROMISSO só vem quando tens do teu lado algo que tu verdadeiramente queres alcançar e que te faz comprometer com isso, porque para te comprometeres, este algo precisa de ser muito importante.
Muitas vezes o desejo coloca-nos naquele limbo que é uma ilusão, como quando dizemos “eu gostava de…”. Quando pensas “eu gostava de fazer algo” tu estás preso apenas ao desejo, e não ao compromisso em concretizar o que queres.
O compromisso depende de 3 fatores:
1) O compromisso vem com uma decisão inegociável, em que tu dizes que, independentemente do que acontecer, vais fazer o que foi estipulado.
2) O “porquê”. Tens que ter a importância daquela decisão. Não importa o “como”, o “como” é apenas a desculpa que o nosso cérebro nos dá para justificar quando não fazemos aquilo que tem de ser feito.
3) Quando tens um compromisso social. Ou seja, quando partilhas o teu compromisso com alguém. Com isso surge a integridade. A integridade com a tua palavra. Quando deixas a integridade ruir, tens a confiança afetada, e quando tens a confiança afetada, isso vai impactar a tua disciplina. A confiança e disciplina andam de mãos dadas.
A disciplina vai-te levar à prática, e a CONSISTÊNCIA vai-te levar à excelência.
No entanto, a consistência e a repetição vão aumentar substancialmente a probabilidade de erro. É por isso que muitos de nós temos a tendência a fugir à repetição. Principalmente quem não lida bem com o erro e associa o erro à identidade, e acaba por ficar naquele nível médio e não alcança a excelência. Por isso é preciso apaixonar-se pelo erro.
Eu sou uma pessoa que detesta errar. Mas eu detesto errar apenas quando o erro não tem uma utilidade. Quando tu consegues agarrar na falha e transformá-la em algo positivo, o erro passa a ser útil. O erro traz-nos sempre algum feedback, logo, traz-nos aprendizagem.
Portanto, utiliza o erro, pois quanto mais repetires e mais consistente fores, mais vais errar. E isso é necessário para a tua disciplina e para o teu crescimento.
E por último, a DETERMINAÇÃO.
A determinação está ligada ao teu porquê. Ou seja, a importância do que queres alcançar vai determinar a tua ação.
E quando não há determinação, é porque não tens o compromisso e te falta foco, falta-te clareza. Ou ainda, quando estás focado em muitas coisas ao mesmo tempo. Tu podes até te focar em várias coisas, mas de forma alternada, pois o nosso cérebro não está desenhado para o “multitasking”, a multitarefa.
Passo a passo para desenvolveres a Disciplina:
1) Organização e Planeamento
Para seres disciplinado tens de ser um mestre da tua agenda. A tua agenda tem que ser a tua bíblia, no sentido de seguires o que ali escreveste. Ao começares o teu dia sem organização, tu vais ter coisas que vão acontecer que tu não controlas e que te vão tirar o foco daquilo que é verdadeiramente importante. E ao não fazeres o que é importante, vais chegar ao fim do dia e não cumpriste com o que precisavas. A tua disciplina vai ficar abalada porque te faltou integridade. E a disciplina anda de mãos dadas com a confiança, e a confiança é criada com a integridade, e a integridade é quando tu dizes que vais fazer e fazes.
2) Saber dizer não
Saber dizer não ao que não interessa, aos pedidos dos outros que não interessam e àquilo que não é verdadeiramente importante para ti.
3) Ambiente
O teu espaço físico precisa estar limpo e organizado. Isso vai-te transmitir o princípio da disciplina. O nosso ambiente externo é um reflexo do nosso ambiente interno.
4) Energia
Sem energia tu não vais ter disciplina. E a energia tem a ver com a alimentação e com o exercício físico, que te trazem equilíbrio e saúde, além de práticas saudáveis com algo que te conecte contigo – meditação, leitura, um tempo para ti. E também descanso, para recarregares “as baterias”.
5) Tempo
Ter tempo para a tua organização e para manteres o foco na tua disciplina.
6) Planeamento
Que resultados queres obter? Ao planear, vais ganhar ainda mais clareza do que tu queres atingir.
7) Intenção para o teu dia
Para teres disciplina é importante pensares em algo lendário para fazeres a cada dia. Isso faz com que todos os dias, tu te comprometas a fazer algo significativo.
Lembra-te que a disciplina é aquilo que tu queres neste momento versus aquilo que tu mais queres para a tua vida.
E afinal, o que tu queres para a tua vida?