As causas e antídotos para o teu sofrimento.

Subscreve a minha newsletter e recebe as últimas novidades
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.

Tens de ganhar consciência de que priorizar a saúde mental não é egoísmo, mas sim, um ato de amor para contigo. 

Tu nem sempre estás bem, ninguém está sempre bem. Acontece que na correria dos teus dias, nem páras para pensar e sentir. Se estás a ter um dia mau, então tens de o aceitar e sentir. 

Reflete sobre quantas são as vezes em que colocas uma capa, onde finges que está tudo bem na tua vida. Só que acontece, que por mais que aches que ao fazê-lo estás a mentir aos outros(as), com essa capa só mentes a ti próprio(a) e crias lesões nos teus sentimentos e emoções.

A tristeza é uma das emoções mais importante de sentires, porque por detrás dela há sempre um propósito. Então, não alimentes a necessidade de estar sempre bem, porque um dia, pode ser tarde demais. 

Existem 3 medos ou sentimentos que te fazem sofrer e têm um impacto direto na saúde mental. 

1. Sentimento de Perda

É o medo de perderes alguém ou algo, como a saúde ou o amor.

O sentimento de posse é, no entanto, uma ilusão, porque nada te pertence e tudo o resto é efémero. Por isso, se refletires bem, não vale de nada passares a vida com medo de perder o que na verdade nem é teu, pois isso apenas te causa uma dor desnecessária. 

2. Menos

O medo ou o sentimento, de ser, ter e fazer menos.  No mundo em que vivemos, hoje em dia estamos sempre em constante comparação, principalmente através das redes sociais, onde todos partilham as suas vidas e conquistas. Mas nunca te esqueças, ninguém vai mostrar o mau.

Uma vez que a comparação é inevitável, podes aprender a usá-la a teu favor ou contra ti. No sentido em que até te podes comparar, por exemplo, com aquele ídolo ou com uma pessoa que admiras, mas sempre no sentido de evoluíres e nunca de invejares.

O teu cérebro procura sempre congruência, então, se tu começares à procura de provas em como és “menos”, ele vai acabar por as encontrar, ainda que não existam.

3. Nunca

Sentes medo de nunca mais conseguires ser quem eras ou de nunca chegares a ser quem querias, a ilusão do nunca.

Ter esse sentimento é real, provavelmente nunca mais vais voltar a ser ou a ter muitas coisas ou pessoas, isso é normal e não é algo negativo. Ainda que não signifique que as coisas nunca mais aconteçam, mas sim, que podem acontecer só que de forma diferente.

Há 3 antídotos para este sofrimento, que muitas vezes te esqueces de pôr em prática.

1. Apreciar e Agradecer

Em tudo na tua vida, deves sempre encontrar motivos para apreciares e agradeceres. Há tantas coisas boas na tua vida e às quais nem dás valor. Entende que a tua mente vai sempre tentar que te foques na perda, porque ela está desenhada para encontrar aquilo que ainda não tens. Precisas de treinar o teu cérebro para passar a apreciar e a agradecer o que tens.

2. Aprender e Crescer

Procura coisas novas, olha de forma diferente e com uma nova consciência. Vê as coisas como elas são, nem melhor nem pior. Entende que entre o menos, o aprender e o crescer, a tristeza é a ponte, então sente. 

3. Amar, Doar e ser Grato(a)

Precisas abandonar esse egoísmo onde só pensas em ti, no que tens ou no que podias ter.  

Amar é um sentimento de dentro para fora, a melhor forma de amar é doando atenção, carinho e afeto. É teres algo não apenas para ti, mas sim para o outro. Já  a Gratidão é um dos sentimentos mais elevados em termos de impacto, transformação e mudança, porque a gratidão, só por si, anula o medo. A gratidão é abundância e preenche o espaço do vazio que tu sentes. 

Enquanto tu não agradeceres aquilo que tu és, o que tu fazes e o que tu tens, nunca vais conseguir ser quem tu queres ser, fazer o que queres fazer e teres o que queres ter. 

Se trabalhares nestes antídotos, podes melhorar o teu estado de sofrimento, mas esta é uma tarefa diária. Vou ensinar-te como podes começar a fazer já isso.

Primeiro, faz um diagnóstico onde és totalmente honesto(a) contigo mesmo(a) e responde a duas perguntas:

  • Onde é que estou a exagerar nos meus medos?
  • O que é realmente verdade?

Depois, percebe o que é que estás a apreciar e o que precisas de apreciar mais ou ainda não estás a apreciar de todo. Entende como podes crescer através desse sentimento.

Por último, mas não menos importante, descobre o que precisas de amar, doar mais e onde podes ser grato(a). 

Por isso, se estás a passar por um momento menos fácil, começa por fazeres esta reflexão onde cuidas da tua saúde mental.

Agora, lembra-te: antes de melhorar, piora!

No entanto, se te está a desafiar, é porque te vai transformar e caso sintas dificuldades, pede ajuda.

Cuida de ti e da tua saúde mental, não permitas que esse jardim que é a tua mente, seja invadido por ervas daninhas quando devia estar cheio de lindas flores.

E eu quero ajudar-te nessa jornada:

1. compra o teu Bilhete com 20% de desconto para o RESTART, o meu evento PRESENCIAL de 3 dias que vai acontecer nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2024, e leva a tua vida para o próximo nível, clicando aqui: https://restart.jorgecoutinho.com/ ⚠️ ESTE SERÁ O ÚNICO RESTART DE 2024 ⚠️

2. inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 20 a 27 de Abril de 2024, formação certificada pela DGERT, e ajuda outras pessoas a atingir os seus objetivos de forma lendária, clicando aqui:https://professionalcoach.jorgecoutinho.com/certificacao-becoach 

3. junta-te a mim e aos lendários alunos da minha Legendary Academy, a minha academia de conhecimento e desenvolvimento pessoal, clicando aqui: https://go.hotmart.com/D81240163Y 

4. entra no meu Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho