Aprende a Viver no Presente

Subscreve a minha newsletter e recebe as últimas novidades
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.

No decorrer dos teus dias, sentes que a tua mente está sempre a vaguear? 

O passado, o presente e o futuro são 3 espaços temporais que se tu permitires, vão interferir de forma negativa com a tua vida, no AGORA, com consequências no FUTURO.

Para aprenderes a viver no presente, precisas de saber lidar com o passado, saber o que queres SER, FAZER e TER no futuro, com o foco no que podes fazer agora.

PASSADO

A depressão é um claro sinal de excesso de passado. 

Quando ficas preso no passado, há três sentimentos que surgem: 

Tristeza, culpa e raiva.

Começas por te sentir triste, depois sentes-te culpado por não estares bem e isso leva-te a sentires raiva, o que vai aumentar a tua tristeza. É um ciclo vicioso.

Precisas de, mais uma vez, te lembrar da importância de ressignificar os acontecimentos, porque o significado que estás a atribuir a algo, é o que te impede muitas vezes de aceitares o passado. Muitas vezes, ficas preso e focas a tua energia num momento que não podes mudar e que está lá atrás no passado.

Então, precisas de olhar para o teu passado e fazer as perguntas certas:

O que não estou a aceitar e preciso aceitar?

O que não estou a ressignificar e preciso ressignificar?

O que não estou a perdoar e preciso perdoar?

Agora, atenção: a ressignificação e o perdão só são possíveis se tu aceitares, e aceitar não é concordar. É aceitar que as coisas são como são e estão lá atrás, no passado. 

PRESENTE

Sentes que tudo à tua volta suga o teu tempo e energia, e tudo exige a tua máxima atenção e disponibilidade?

Provavelmente nesses momentos sentes mais pressão e stress, e essa é a consequência do mundo altamente acelerado em que vivemos. Um mundo muito mais exigente a vários níveis.

Esse excesso de stress é, por outras palavras, excesso de presente. E estes excessos levam, muitas vezes, ao que conhecemos como esgotamento/burnout. 

É obrigatório que no teu dia, na tua semana, tenhas um espaço para ti, no presente, para que definas os teus limites. Porque se não criares limites, regras, o mundo vai exigir cada vez mais de ti:

Vai exigir que tenhas que ler mais um livro,

Vai exigir que tenhas mais tempo para a tua família,

Vai exigir que trabalhes um pouco mais,

Vai exigir que tenhas tempo para os teus amigos…

…e sem dares conta, esqueces-te do tempo para estar contigo!

E aqui há um estereótipo de que se queremos/precisamos de tempo para nós, para estar sós, é porque algo está mal, temos um problema. NÃO!

O stress, o burnout, o esgotamento, surgem precisamente porque tens de ter energia para responderes a todas as exigências do dia a dia, e quando não tens tempo para recuperares a energia do stress, chegas ao teu limite.

E atenção: o stress para mim, não é algo negativo, porque é aquilo que te faz crescer. 

Quando és colocado sob pressão, tu és obrigado a crescer, da mesma forma que o carbono sob pressão gera um diamante, da mesma forma que os teus músculos quando levados à exaustão, no treino, crescem.

Agora, precisas de analisar o teu dia a dia e criares um espaço para ti e esse momento para ti começa por teres as tuas rotinas e os teus hábitos. 

Mesmo de férias, a trabalhar, encontra o teu equilíbrio. Encontra aqueles hábitos e rotinas para cuidares de ti e que sejam inegociáveis, todos os dias, porque eles permitem que cuides de ti.

FUTURO

Quando tens excesso de Futuro, é quando estás a focar a tua energia, as tuas expectativas, num momento no tempo onde não podes agir ainda.

Há aquele velho chavão que diz que a felicidade não é o destino, é a viagem.

Então, de nada adianta estares tão focado em chegar à “meta”, se não desfrutares do caminho até lá. E é esse excesso de futuro que te causa ansiedade e te impede de estar focado e usufruir do presente.

Mais uma vez, tens de te fazer a pergunta certa:

Aquilo que estou a fazer hoje, vai levar-me onde quero estar daqui a 6 meses, 1 ano, 2, 3, 4, 5 anos?

Embora esta questão te remeta para o futuro, paradoxalmente coloca-te no presente, porque ajuda-te a distanciar do objetivo para que ganhes mais consciência de onde estás agora, numa perspectiva de análise.

Por isso é tão importante que reserves pelo menos 15 minutos na tua semana, para te sentares e teres uma reunião contigo (literalmente), para te alinhares, estares contigo e analisar e/ou refletir sobre estes 3 momentos: o passado, o presente e o futuro. E fazer as perguntas certas:

Hoje, estás a fazer o suficiente para cuidares da tua parte física, emocional, mental e espiritual?

Os objetivos que definiste, ainda fazem sentido para ti?

Conclusão: Não quero com isto dizer que te deves apenas e só focar no agora e esquecer o passado e o futuro. NÃO É ISSO! Estes 3 tempos, à sua maneira, são importantes. Precisas apenas de saber o que fazer com cada um deles, para que no fim, sejas tu a passar pelo tempo e que não seja o tempo a passar por ti.

P.S: Se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:

1. Junta-te a mim, à minha Equipa e às centenas de membros da Legendary Academy, a nossa Academia de Conhecimento. Torna-te membro, com 7 dias de trial GRATUITO, aqui: www.legendaryacademy.pt 

2. Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/ 

3. Inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching,de 26 de Novembro a 03 de Dezembro, clicando aqui: https://certificacao.becoach.pt/

4. Entra no nosso Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito,fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho