Uma boa forma de compreendermos o poder do difícil é através da metáfora do exercício físico.
A dor é o que permite ao músculo crescer e, da mesma forma, a adversidade tem esse propósito em nós. Ela põe em causa as nossas crenças, valores, regras e objetivos, ou seja, aquele que é o nosso modelo do mundo.
Aquilo que tu acreditavas sobre algo vai ser posto em causa, vai ser questionado, destruído e reconstruído.
Se a adversidade tem um propósito, o que é que nos impede de a utilizarmos a nosso favor?
A resposta está na nossa mente, que se divide em 4 tipos de mentalidade:
Mente Arrependida
Que vive no passado e que se preocupa constantemente com o que não fez, que fez errado, que podia ter feito. É bastante natural que viva perante uma emoção de culpa.
Mente Preocupada
Ao contrário da anterior, está mais focada no futuro e naquilo que não controla, e onde o medo é a principal emoção sentida.
Mente Ocupada
Apesar de viver no presente, este tipo de mente está ocupada com temas que não lhe adicionam valor ou propósito.
Mente Focada
Vive no presente e está alinhada com o que é verdadeiramente importante. No momento em que focas a tua atenção naquilo que é revelante, começas a usar a adversidade a teu favor porque sabes que é resultado da vida a acontecer.
Perante a adversidade, é natural que a tua mente te leve para o arrependimento, para a preocupação ou para a ocupação. A chave é o foco. Foca-te naquilo que podes controlar.
Podes sentir uma maior vontade de desistir perante o difícil se não cuidares destas 7 áreas:
Saúde
Cuida da tua saúde para que o difícil fique mais fácil. Teres atenção à tua alimentação, ao número de horas que dormes, seres uma pessoa ativa são pontos fundamentais e a tua grande prioridade.
Tempo
Aprende a gerir o teu tempo. Para, pensa e avalia. Dizer que não tens tempo é uma desculpa que te impede de chegar ao próximo nível.
Dinheiro
Quem tens de te tornar para criares dinheiro? Não tem a ver com o recurso que não tens, e sim com a tua capacidade de criar os recursos necessários para alcançares o teus objetivos.
Visão
É fulcral que tenhas um plano sobre onde queres chegar. A visão dá-te o sentido para olhar para o futuro e ver o potencial que podes alcançar.
Foco
O mundo está desenhado para te distrair. Cria hábitos a passo e passo para não perderes o teu rumo e direcionares a atenção para o que é realmente importante.
Conhecimento
Hoje em dia, não teres conhecimentos não pode ser uma desculpa. Tens a possibilidade de ter todo o conhecimento que ambicionas, e para isso tens de estar disponível para aprender.
Ambiente
Rodeia-te de pessoas que sejam um exemplo para ti de quem queres ser e como queres estar. Quem são as “pessoas-âncora” da tua vida? Toma a decisão de te envolver com pessoas que te impulsionam, desafiam e acreditam em ti.
Por onde anda a tua mente? Estás a viver mais no presente ou no tempo que não podes controlar? Foca-te no que realmente podes mudar e está preparado(a) para trabalhar nessa mudança.
P.S: se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:
1. Compra já o teu bilhete para a próxima edição do RESTART, o meu evento PRESENCIAL de 3 dias que vai acontecer nos dias 13 a 15 de outubro de 2023, e leva a tua vida para o próximo nível, clicando aqui: https://www.restartlive.pt/
⚠️ATENÇÃO: vagas para o Lote 1 – 2 bilhetes pelo preço de 1 – quase esgotadas!⚠️
2. Inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 25 de novembro a 2 de dezembro de 2023, formação certificada pela DGERT, e ajuda outras pessoas a atingir os seus objetivos de forma lendária, clicando aqui: https://professionalcoach.jorgecoutinho.com/certificacao-becoach
3. Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/
4. Entra no meu Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a contéudo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho