Alimenta a pessoa que ainda não és

Subscreve a minha newsletter e recebe as últimas novidades
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.

Todos nós temos uma ou várias identidades. Dependendo da situação ou do momento em que estás, pode alterar.

Como tal, existem muitas identidades que te podem limitar enquanto líder , por exemplo, se tiveres uma linguagem de vitimismo. 

Acreditas que a vitimização pode em algum momento ser positiva?!

Caso não acredites, então quero que penses qual é o motivo de, por vezes, entrares neste modo. A verdade é que todos nós, pelo menos uma vez na vida, vamos assumir esse estado como nosso, e tu não és diferente.

Muitas vezes tens de fazer, ser e ter aquilo que não queres, para depois, finalmente, perceberes o que realmente queres fazer, ser e ter. Já noutros momentos, é simplesmente porque não és capaz de fazer melhor. Então, começa já a ganhar esta consciência.

Efetivamente, tu tens de te esforçar para sair do “escuro”, no entanto, não deves ser demasiado duro(a) contigo, pois cada vez que o fazes, também te estás a impedir de avançar.

Embora não consigas perceber no momento, estes estados mais negativos em que às vezes te encontras, têm um propósito. Não confundas a tua capacidade de liderar com a ausência destes estados. Todo(a) e qualquer líder vai, a certo ponto, vitimizar, julgar e culpar. Aquilo que te vai diferenciar,  é  a quantidade de tempo que permaneces nesse estado.

Então, não te permitas cair na ilusão de que nunca mais vais entrar num destes estados, assim é certo que vais falhar. Claro que quanto mais evoluires enquanto líder, menos vais entrar neles, tal como, cada vez mais vais arranjar menos desculpas e justificações. 

Para simplificar este processo, é fundamental que aprendas a ressignificar o que te acontece, porque tu não consegues mudar o exterior, tu não podes mudar eventos que acontecem, independentemente de seres um bom(a) líder ou não.

Os desafios e adversidades vão acontecer, deves estar preparado(a) para eles, tal como deves aprender a ressignificá-los e começar a pensar: “aconteceu-me a mim ou para mim?!”

A sociedade hoje em dia premeia o vitimismo, então, liderares a tua vida, é certamente das tarefas mais difíceis que vais ter neste mundo, porque és constantemente colocado(a) à prova.

É fundamental que comeces já a adotar o comportamento e o pensamento da pessoa que queres ser.

Ainda dentro da tua identidade, há uma coisa que precisas de treinar: o teu Modelo do Mundo, ou seja, a forma como olhas para o mundo. 

Há 4 vetores que definem o teu Modelo do Mundo:

1. Crenças

2. Valores

3. Regras

4. Objetivos

  1. Crenças. 

Para desenvolveres o(a) líder que há em ti, provavelmente vais ter de passar a acreditar, mesmo no que não acreditavas até hoje. Questiona quais são as tuas crenças de vida e percebe quais fazem sentido. Aquilo em que mais acreditas vai determinar a qualidade da tua vida.

Precisas de te desacreditar do que acreditas e passares a acreditar no que não acreditavas. É um trabalho que precisa, obviamente, de treino.

  1. Valores

Depois, precisas de valorizar coisas como o autocuidado e a autovalorização. Aprende a não valorizar coisas que dependem do mundo exterior, como por exemplo, o que os(as) outros(as) pensam de ti. Então, percebe enquanto líder o que valorizas e vais passar a valorizar ainda mais.

  1. Regras

Entende quais são as regras que levas à risca na tua vida. Há certamente regras que segues e que te estão a limitar e a criar sofrimento. Então, para as mudares, primeiro tens mesmo de ganhar consciência dessa limitação, depois tens de criar novas regras, sê mais flexível contigo mesmo(a).

No entanto, não confundas ser flexível com o facto de exigires menos de ti, do que realmente és capaz. Lembra-te: mesmo a ponte mais robusta, é também flexível, caso contrário iria partir.

  1. Objetivos

Quais são os teus objetivos, para ti e para as áreas da tua vida. Que objetivos é que te vão chamar a ser o(a) líder que ainda não és. Precisas de escolher objetivos que te coloquem fora da zona de conforto.

O(A) líder que há em ti está à  distância de teres coragem de mudar e assumires a identidade certa.

Não tenhas receio da mudança, porque só quem se atreve a mudar, consegue crescer e ser melhor.

E eu quero ajudar-te nessa jornada: 1. compra o teu Bilhete com 30% de desconto para o RESTART, o meu evento PRESENCIAL de 3 dias que vai acontecer nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2024, e leva a tua vida para o próximo nível, clicando aqui: https://restart.jorgecoutinho.com/ 2. inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 20 a 27 de Abril de 2024, formação certificada pela DGERT, e ajuda outras pessoas a atingir os seus objetivos de forma lendária, clicando aqui: https://professionalcoach.jorgecoutinho.com/certificacao-becoach  3. junta-te a mim e aos lendários alunos da minha Legendary Academy, a minha academia de conhecimento e desenvolvimento pessoal, clicando aqui: https://go.hotmart.com/D81240163Y  4. entra no meu Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho