Os resultados que obténs, aquilo que realizas e os sonhos que concretizas são determinados pela tua ATITUDE e não pelos obstáculos que encontras ao longo da tua vida.
A tua mente está naturalmente treinada para te colocar sempre zona de conforto. Contudo, é o obstáculo que te leva a desenvolver a resiliência – a tua capacidade de voltar ao estado “normal” depois de um desafio ou de uma adversidade.
A resiliência pode ser então um talento ou uma habilidade. Um talento se nasce contigo, é intrínseco à tua pessoa, ou uma habilidade se é uma característica que precisas de desenvolver.
Uma pessoa que tem o talento da resiliência não tem a vida mais facilitada do que uma pessoa com essa habilidade.
O Cristiano Ronaldo é o exemplo vivo de uma pessoa talentosa, mas que nunca conseguiria chegar onde chegou sem treino, disciplina, escolhas diárias difíceis relativas ao treino, alimentação e recuperação. Se todos os dias não tivesse feito essas escolhas difíceis, não teria chegado tão longe.
Existem fatores genéticos que podem influenciar a tua apetência ou competência à resiliência, mas como qualquer outra característica precisa de ser treinada e desenvolvida.
É aqui que outro fator ganha determinância no desenvolvimento da resiliência: o ambiente, que nos influencia de duas formas:
– Num ambiente onde estás rodeado de pessoas com essa habilidade (por exemplo, quando tens pais que sempre lutaram e nunca baixaram os braços, são um exemplo de resiliência e isso influenciou a resiliência que foste desenvolvendo ao longo da tua vida. No entanto, se eles te protegerem em demasia estão a tirar-te a possibilidade de aprenderes a ser resiliente, a ter obstáculos, desafios, porque nunca és colocado nessa posição.);
– Num ambiente austero onde és obrigado a desenvolver essa característica (por exemplo, samurais que treinam nos ambientes mais duros).
O treino é feito no ambiente! A possibilidade de desenvolver a resiliência é te dada através de obstáculos porque é aí que tu cresces!
Hoje em dia temos a vida demasiado facilitada e, por isso, não estamos habituados a lidar com a adversidade, com o difícil. Mas rejeitar o difícil é rejeitar crescer, tornares-te a tua melhor versão porque não cresces na tua zona de conforto. Cresces no obstáculo e na adversidade.
É a decisão que tomas no desafio que te faz crescer e mudar!
Há assim 4 passos que podes seguir para desenvolver a resiliência em ti:
- Abordagem ativa
Age. Entra em ação perante a adversidade.
Se necessário, estabelece um tempo máximo entre a tua reação e a tua ação à adversidade.
Reação no sentido de te permitires ter tempo para aceitar e processar, e ação no sentido de assumires a tua responsabilidade em fazer algo perante ou para com o que estás a viver de averso.
Podes ter o teu tempo para reagir à adversidade, faz parte, mas depois disso começa a ter uma abordagem positiva à situação.
Se falhares ou errares, sê severo com o erro. Analisa-o. Mas sê gentil contigo e com os outros.
- Ressignifica
Temos a tendência a exacerbar as situações. Então não leves tão sério o acontecimento. Ressignifica a situação e pensa: “Não está a acontecer a mim, está a acontecer para mim!” para aprenderes, para cresceres, para te tornares mais forte, melhor.
- Define bem o teu Peer Group
Afasta-te de pessoas que se vitimizam, que reclamam e se queixam de tudo e de todos. Rodeia-te antes de pessoas que se superam, resilientes e persistentes perante a vida.
- Desenvolve uma visão inspiradora de Futuro
Quanto estamos perante uma adversidade é como se estivéssemos numa redoma e não vemos nada mais à nossa frente. Precisas de ter fé, esperança, acreditar e ter aquela visão de futuro.
Perante a adversidade, há uma quebra inevitável do nível onde estás na vida e tens 3 formas de reagir aos acontecimentos:
– Sobrevives: não recuperas dessa adversidade e ficas no nível abaixo daquele em que estavas a viver;
– Recuperas: depois dessa quebra, voltas ao nível que estavas antes da adversidade;
– Ou passas para a Supervivência: com uma atitude de resiliência, consegues superar a adversidade através da dificuldade, do treino e da decisão para te tornares melhor do que eras.
O poder do difícil é fazer-te crescer!
Nas situações mais difíceis pára e pensa:
O que eu quero para a minha vida?
Perante a adversidade quero sobreviver ou superviver?
A resiliência é um estado e há apenas 3 coisas que te vão limitar perante a adversidade:
- A visão negativa que tens ti próprio
A forma como te valorizas, a tua autoconfiança, autoestima e autovalorização se não forem positivas vão limitar-te perante a dificuldade. Por isso é tão importante tanto o ganho de consciência como o treino destas características em ti.
- A tua visão negativa do mundo
Passares a vida a reclamar de tudo à tua volta vai impedir que te desenvolvas perante o mundo. Tudo o que vives é um convite a que te desenvolvas. TUDO!
- A tua visão negativa do futuro
Se olhas para o futuro e o vês pior do que o presente, então precisas de treinar a olhar para o futuro de forma positiva e de adotar a filosofia estoica na tua vida. Aprende a olhar para o futuro e identificar o que de pior pode acontecer para que no presente possas criar a identidade de quem precisas de ser para que no futuro lides com essas adversidades da melhor forma.
Como referi, tudo é treino e no caso da resiliência não é diferente!
Então, trabalha a tua inteligência emocional, trabalha a tua fisiologia – levanta a cabeça, peito aberto – trabalha a tua linguagem para contigo mesmo e agradece perante a adversidade. Mas decide! Decide mudar o foco, ressignificar e fazer diferente. Porque quando decides ser e fazer diferente, vais ter também resultados diferentes.
Não te esqueças: na adversidade enquanto uns desistem, outros batem recordes!
Deixo-te um desafio: esta semana, perante uma dificuldade, adversidade, desafio-te a:
– Decidires onde vais colocar o foco;
– Decidires o significado que queres dar ao acontecimento;
– Decidires o que vais fazer de diferente.
Se treinares a tua resiliência, garanto-te: a tua vida vai mudar e vai transformar-se porque vais começar a comandá-la!
P.S: Se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Pessoal e ao Coaching, eu posso ajudar-te de forma mais profunda:
1 – Junta-te a mim, à minha Equipa e às centenas de membros da Legendary Academy, à nossa Academia de Conhecimento. Torna-te membro, com 7 dias de trial GRATUITO, aqui: www.legendaryacademy.pt
2 – Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/
3 – Torna-te um Coach Certificado ao participares na Certificação Internacional em Coaching, de 14 a 21 de Maio de 2022, clicando aqui: https://certificacao.becoach.pt
4 – Participa no evento ao vivo: “Faz um RESTART à tua Vida!” no dia 29 de Maio de 2022, no Teatro Tivoli BBVA em Lisboa, comprando o teu bilhete aqui: https://ticketline.sapo.pt/evento/faz-um-restart-a-tua-vidajorge-coutinho-60108