Estamos a chegar ao fim do ano, e de alguma forma quero recapitular aquilo que foi este ano de uma forma mais profunda.
Primeiro que tudo, recomendo que olhes para a tua agenda e programes o próximo ano, em termos profissionais e em termos pessoais.
Normalmente faço isso logo após o Natal, porque como estamos em período natalício, estamos geralmente mais próximos daqueles que nós amamos, estamos em contato com aquilo que é importante nas nossas emoções, então gosto de utilizar este estado emocional a meu favor.
Isto é a primeira coisa que eu faço: olhar para o período entre o Natal e o Ano Novo e selecionar um momento para programar o próximo ano e bloquear 1 dia inteiro para isso. Se não for possível bloqueares esse tempo, pelo menos bloqueia meio dia, 4 horas para isso.
Depois, garante que não serás interrompido. Que não vais ver redes sociais, nem olhares para o telemóvel, em suma, que não vais ter contato com o mundo exterior.
A terceira coisa que deves fazer, é teres uma banda sonora, uma playlist que te inspire. Há pessoas que gostam de uma coisa mais acelerada, outras preferem uma coisa mais calma, que as ponham em contacto com as suas emoções… Escolhe aquilo que funcionar para ti.
Num momento de reflexão/introspeção, gosto de uma banda sonora mais calma. Depois para definir objetivos, gosto de colocar mais intensidade, músicas com mais energia, pois estou a desenhar os meus objetivos.
Resumindo: já marcaste o dia na tua agenda, já garantiste que não vais ser incomodado nesse período (um mínimo de 4 horas), já tens a playlist, precisas também de um caderninho para tirar as tuas notas.
Antes de iniciar o meu processo de revisão, faço sempre uma meditação e um exercício de gratidão.
A meditação é para me centrar/estar presente naquele momento. Coloco também uma banda sonora: eu gosto muito da banda sonora do Gladiador, coloco três músicas, que dão um total de cerca de 8 minutos. É muito simples, meto os fones e interiorizo a música. Coloco o foco na minha respiração e sinto o inalar e o expirar da minha respiração. Sinto o meu corpo, tenho a consciência do meu corpo, com os pés no chão, estou em contato comigo naquele momento. Sinto de que forma o ar entra nos meus pulmões e sai. Conto até dez, respirando, estou presente naquele momento. Esta é a meditação que eu faço para me trazer para aquele momento.
Depois agarro no caderno para fazer um exercício de gratidão em que identifico aquilo pelo que estou grato naquele momento.
E por isso pergunto-te: quais são as 3 a 5 coisas pelas quais estás grato hoje?
Por exemplo, pelo Natal que passaste, por seres grato a ti mesmo, etc. Eu gosto muito mais do “ser” do que do “estar”. O “estar” tem a ver com o comportamento e o “ser” com a identidade.
Sou grato a mim…
Sou grato pelo Natal…
Sou grato por ter dedicado a mim estas horas…
No mínimo 3 a 5 coisas. Se aparecerem mais, deixa fluir.
Eu gosto de estar neste momento de gratidão antes da avaliação do ano, devido ao foco apreciativo.
A tua mente está desenhada para a escassez, então quando vais fazer a tua avaliação, vais com uma mentalidade de abundância e de apreciação. E não com uma mente de escassez ou julgamento.
É por isso que tens a banda sonora, o momento de meditação e o momento de gratidão. É para estares num estado de abundância e apreciação.
Se não fizeres isso, a primeira coisa que a tua mente vai fazer, é assinalar o que não tiveste este ano, o que não fizeste este ano, o que falhou este ano.
O teu processo de análise sobre 2021 tem que ter o foco apreciativo. Primeiro vais identificar o que foi bom. Depois vais identificar o que não foi bom e não queres repetir e queres melhorar. Mas antes de tudo, vais identificar aquilo que foi positivo e que queres repetir.
Por isso é preciso passar por estas etapas da música, da meditação, da gratidão. Até aí já investiste cerca de 15 minutos do teu tempo.
Garante também, além de desligares o telemóvel, que o espaço que escolheste é um espaço propício para aquilo que vais viver. Não faças essa análise no meio do caos. Procura um espaço na tua casa onde tenhas organização. Também podes fazer isso fora da tua casa. Eu já fiz isto perto do mar, por exemplo.
Há pessoas que gostam de acender velas ou acender incenso. É importante ter um ritual que faça sentido para ti.
Se não tens um ritual, cria um.
Lembra-te que o ambiente vai influenciar o nosso comportamento. E o nosso comportamento vai influenciar o nosso sentimento e o nosso sentimento vai influenciar o nosso pensamento. Se vamos estar num momento de pensamento, queremos estar no sentimento certo e com as emoções certas, com equilíbrio, estabilidade, amor, gratidão, conforto, abundância, fé e esperança.
Feito isto, vais pegar na Roda da Vida. Vais dar uma nota de 0 a 10 a cada uma dessas áreas.
– Equilíbrio Vida/Trabalho – Como foi o teu ano em termos de vida e trabalho? Estiveste em equilíbrio? Tiveste tempo para ti? Tiveste oportunidades, em termos profissionais?
– Alimentação e Saúde – Divide estas duas áreas. Alimentação, de que forma te estás a alimentar, e saúde/exercício físico. Estás a cuidar de ti? Do teu corpo?
– Evolução Carreira – Tiveste novas oportunidades? Desenvolveste um novo negócio, um novo projeto? Foste promovido?
– Crescimento Mental e Espiritual – Tiveste tempo para ler? Fizeste cursos? Estiveste presente na Legendary Academy? No Restart? Nos Hábitos Lendários? Tiveste tempo para cuidar da tua parte mental e espiritual?
– Amigos e Família – Tempo de qualidade e momentos especiais com os teus amigos e com a tua família. Divide esta área também entre a parte de amigos e a parte da família.
– Divertimento e Hobbies – O tempo que tens para ti e fazes só por lazer.
– Equilíbrio Financeiro – Como está em termos de finanças? Foi um ano em que conseguiste poupar, aumentar o teu património?
– Relacionamento – Aqui é o relacionamento íntimo. Se não tens relacionamento, aqui coloca 0.
Depois, vais olhar para cada uma dessas áreas e vais fazer aquele processo 3, 2, 1.
Muito provavelmente vais ter áreas da tua roda em que vais estar muito feliz. Se calhar, vais ter áreas mais baixas.
O foco apreciativo não é mentires a ti próprio. Se tiveste um ano menos bom, não vais mentir. Mas vais procurar, dentro desse ano menos bom, o que de positivo houve.
O processo 3, 2, 1 em cada área é identificar:
✅ 3 coisas que queres voltar a fazer no próximo ano nesta área da tua vida;
✅ 2 coisas que queres melhorar no próximo ano nesta área;
✅ 1 coisa que estás comprometido a não fazer mais, a não repetir. Repara que errar uma vez é normal, repetir o erro já não é normal. Vais tomar uma decisão consciente do que não queres repetir.
Dessa forma vais ganhar consciência sobre cada uma das oito áreas da tua vida.
Até este momento estás num momento de reflexão, introspeção, com uma playlist mais calma. Lembra-te também de teres uma garrafa de água, para te ires hidratando ao longo desse processo.
Para isso, vais utilizar o Método Pomodoro, que eu explico no episódio 11 do Momento Lendário e que podes assistir clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DyxgtFsngwg
É basicamente teres 20 minutos de foco total e 5 minutos de pausa. Atenção! O momento de pausa não é para ires às redes sociais, o momento de pausa é para beberes um chá ou ires à casa de banho, por exemplo.
Depois vais agarrar na tua agenda e vais correr o teu ano mês a mês.
Vais ver o que fizeste, com quem tiveste.
Eu tenho tudo anotado, com quem jantei, para onde viajei, que eventos fiz, etc.
Se não fizeste isto, já é um exercício para o próximo ano. Se não tens anotado, vais puxar pela memória.
E desta forma consegues ver claramente como foi o teu ano todo. O que foi bom, o que foi positivo.
Depois de fazeres esta revisão, vais pensar:
1) Por que és grato em 2021?
2) O que aprendeste em 2021? O que este ano te trouxe de aprendizagem?
3) Qual é o teu compromisso para 2022?
Depois de chegares até aqui é que vais traçar os teus objetivos para 2022. É muito importante não saltares etapas. Precisas de ter clareza de onde estás para pensar no futuro, para onde queres ir.
Aí sim. Vais traçar 3 objetivos para cada uma das áreas da tua vida.
Pode ser mais de 3, mas no mínimo 3.
O objetivo é que tenhas a tua Roda da Vida desenhada para 2022.
E o passo final é escreveres onde vais estar em cada uma das áreas no final de 2022.
Por exemplo, se estavas num 3 numa determinada área, vais escrever onde queres estar nessa área no final de 2022, num 8 por exemplo.
Na próxima semana vou-te explicar como transformares os objetivos em objetivos específicos e em intenções. Vamos falar de intenções e de planeamento.
Se queres aprofundar ainda mais este tema, junta-te a mim, à minha Equipa e às centenas de membros da Legendary Academy, a nossa academia de conhecimento, onde tens muita informação sobre esta e muitas outras matérias.
Torna-te membro, com 7 dias de trial GRATUITO, aqui: www.legendaryacademy.pt
Também podes adquirir o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/livro/
Até já!