2020 foi um ano diferente. Alguns de nós sobrevivemos e outros de nós “supervivemos”. Houve quem tenha resistido e reagido de forma negativa à mudança e houve também aqueles que aceitaram a mudança, desde o início, e agiram de forma pró-activa. Qualquer que tenha sido a tua postura ou atitude, há lições e aprendizagens a retirar. Estas foram as minhas:
1. Prepara-te para o pior e espera o melhor.
Sê pessimista! Não pessimista no sentido de veres o pior em tudo, mas pessimista no sentido de preveres o pior cenário. Prepara-te para ele. Faz um plano que considere o pior que pode acontecer. Prepara-te para esse pior. Tudo o que vier e que seja melhor, é bónus.
2. Família é tudo. E és tu que a escolhes!
A tua Família é o teu pilar. Escolhe os teus pilares. Escolhe o teu núcleo. Família é quem Respeita, Cuida e Ama. Em tempos de incerteza, precisas dessas pessoas, dessa Família a teu lado. Sangue não é Família. Escolhe a tua Família.
3. Cuida de quem cuida de ti.
Mostra que te importas. Mostra que te preocupas e cuida. Um telefonema, um gesto, uma palavra. Cuida daqueles que verdadeiramente cuidam de ti. Lembra-te de cuidar de ti em primeiro lugar!
4. Menos é mais.
Em momentos de turbulência e crise, menos necessidade de certeza, é mais qualidade de vida. Precisas de muito pouco para seres feliz e realizado. Aceita que não controlas nada. Quando o fazes, curiosamente, é quando controlas “tudo”.
5. Equipa não é EUquipa
Escolhe boas pessoas para a tua Equipa. São os valores enquanto pessoa, que vão fazer os bons profissionais. Nem sempre “bom profissional” é sinónimo de bons valores…
6. Sê GRATO(a)!
Grato por quem já és, pelo que já fazes e pelo que já tens. Grato por quem ainda não és, pelo que ainda não fazes e pelo que ainda não tens. Nunca vais ter mais, enquanto não agradeceres pelo que já tens.
7. Resiliência e Paciência constroem-se.
Alguns de nós nascem com uma destas caracteristícas, outros com ambas, e há ainda aqueles que as precisam de desenvolver ao longo da sua vida. Tempos de incerteza são excelentes oportunidades para criar, desenvolver ou melhorar, estas e outras características da nossa personalidade.
8. Significado é tudo.
Mais do que o evento, mais do que o que te está a acontecer, é o significado que estás a decidir atribuir ao evento. E é o significado que estás a decidir atribuir ao que te está a acontecer, que vai fazer a diferença na qualidade da tua vida. Nada acontece a ti, tudo acontece para ti.
9. Julga menos, aceita e aprecia mais.
É curioso como somos o ser vivo com maior capacidade de adaptação à mudança e ao mesmo tempo com maior resistência à mudança! Aquilo a que se resiste, persiste! Quanto mais rápido aceitarmos, mais rápido é o crescimento. Troca resistência e julgamento, por aceitação e apreciação. Muda. Muda o que não podes aceitar e aceita o que não podes mudar.
10. Mudança chama Liderança.
É nos tempos de mudança que é chamada à ribalta a nossa capacidade de Liderança. Sobretudo da Liderança individual, daquela que é a maior de todas as empresas: a nossa Vida. Liderar-se a si próprio, passa por desenvolver a capacidade de ver as coisas como são e não piores. Por ver melhor e criar uma visão. E, por fim, tornar essa visão real.
2020 foi talvez o ano que mais olhei para dentro, que mais assumi a responsabilidade pelos meus atos e sobretudo, pelo impacto que eles têm em mim e nos outros. Foi um ano de tomada e elevação de consciência, em muitos aspectos da minha vida. Há claramento um “eu” antes e depois desta pandemia. Um “eu” melhor…
Desejo que este 2020 te tenha trazido, muito mais do que os desafios, as aprendizagens e o crescimento que daí sempre resultam, e que as possas colocar em prática em 2021 e que faças do Novo Ano um ano Absolutamente LENDÁRIO!
Grato por te ter aí desse lado e por poder servir-te e inspirar-te!
Um Forte Abraço.
O teu Coach, Jorge