Quando pensamos em liderança, associamos liderança e poder, a altos cargos profissionais, quando é muito mais do que isso.
Na verdade, a liderança está muito pouco relacionada com autoridade e muito mais com esperança e positividade no contexto em que vivemos atualmente.
São tempos difíceis, conturbados, mas os verdadeiros Líderes Lendários mantêm-na, mesmo nos tempos de maior incerteza.
“tempos difíceis criam pessoas fortes,
pessoas fortes criam tempos bons,
tempos bons criam pessoas fracas,
pessoas fracas criam tempos difíceis”
– G. Michael Hopf
É nos tempos difíceis que o homem se reinventa. Foi sempre a adversidade e o problema que nos levou mais longe.
Em qualquer circunstância, a responsabilidade de fazeres algo com o que te está a acontecer, é sempre tua.
Então, em qualquer situação, podes escolher ser uma vítima ou um líder.
Uma vítima procura:
Culpa: culpa-se a si próprio;
Culpados: culpa os outros;
Desculpas/justificações: limitam-se por situações externas;
Negação: ter um período de negação faz parte. No caso das vítimas, elas não conseguem sair desse estado.
Já um líder Lendário procura:
Responsabilidade: troca a negação pela aceitação;
Propriedade: apropria-se do resultado para agir de acordo com os resultados;
Ressignificação: escolhe atribuir outro significado às situações, além do negativo, e utiliza a adversidade a seu favor.
Há 13 atitudes que caracterizam um Líder Lendário:
1. Criação de um Ambiente Seguro
A equipa deve sentir segurança para se aproximar do Líder, principalmente numa situação de conflito. Na ausência deste ambiente seguro, o ruído que se cria na equipa vai ser cada vez maior. Esta é a base para uma equipa Lendária.
2. Faz Acontecer
Delegar não é apenas entregar. Na delegação das tarefas, é preciso haver clareza em relação à ação que é necessário fazer acontecer. É necessário que do outro lado haja esse entendimento e compromisso.
3. Comunica Objetivos e não Expectativas
Para uma comunicação de excelência é necessário que a comunicação do líder seja clara e que a mensagem seja entendida pelos outros.
4. Desafia a Equipa a Pensar
A competência do Líder não é resolver problemas, é alinhar a equipa para resolver problemas.
5. Ser Responsável com a Equipa
Quando existe um problema na equipa, o problema não é “da” equipa. O problema é “do” Líder. O Líder deve olhar para a equipa e pensar: “qual é a minha responsabilidade? O que é que eu preciso fazer que não estou a fazer?”
6. Ser um Exemplo
Liderar pelo exemplo é fundamental. E isto não é “eu não posso falhar”. O Líder tem a vulnerabilidade de falhar e perante a falha, agir de forma exemplar.
7. Identificar e Recompensar
Um Líder deve ser assertivo no feedback do erro, da mesma forma que deve ser apreciativo quando a equipa desempenha e tem excelentes resultados.
8. Comunica através de Perguntas
Um Líder comunica através de perguntas para estimular o pensamento crítico e cria espaço para que do outro lado a comunicação também se faça da mesma forma, com proatividade.
9. Aceita Feedback
Um Líder vulnerável não é um Líder medíocre. E quando recebe feedback, deve recebê-lo com confiança.
10. Feedback Sandwich
É a forma mais efetiva de dar um feedback onde o Líder começa por dar um reforço positivo de identidade, depois inclui os pontos a melhorar a nível do comportamento e termina com um novo reforço positivo à identidade.
11. Tem Confiança e toma Decisões Difíceis
A confiança é reforçada quando há uma integridade entre o que o Líder faz e diz.
O Líder é chamado principalmente a tomar decisões difíceis, com uma consequência imediata, por isso, é importante que sejam tomadas de forma confiante.
12. Resolução de Problemas ao Nível da Propriedade
Há uma diferença entre responsabilidade e propriedade. Quando existe um problema, o Líder deve assumir a propriedade desse problema, para junto da equipa, encontrar um plano de resolução.
13. Inspira pela Visão
Uma equipa que não tem visão, não é uma equipa. Um Líder olha para os desafios na perspetiva da solução e não pelo problema.
Depois disto, já sabes o que tens de fazer para assumir a Liderança na tua vida, certo?
Então, bora lá!
P.S: Se queres aprofundar ainda mais este tema, ou outro ligado ao Desenvolvimento Humano e ao Coaching, posso ajudar-te de forma mais profunda:
1. Inscreve-te na minha próxima Certificação Internacional em Coaching, de 26 de Novembro a 3 de Dezembro, formação certificada pela DGERT, clicando aqui: https://certificacao.becoach.pt/
2. Inscreve-te no RESTART, o meu evento ao vivo de 3 dias, 31 de Março, 1 e 2 de Abril de 2023, clicando aqui: https://www.restartlive.pt/
3. Junta-te a mim, à minha Equipa e às centenas de membros da Legendary Academy, a nossa Academia de Conhecimento. Torna-te membro, com 7 dias de trial GRATUITO, aqui: www.legendaryacademy.pt
4. Adquire o meu último livro “Faz um RESTART à tua Vida!” com 10% de desconto e autografado por mim, clicando aqui: https://jorgecoutinho.com/produto/faz-um-restart-a-tua-vida/
5. Entra no nosso Canal de Telegram, onde terás acesso todos os dias a conteúdo gratuito, fazendo parte de uma comunidade com milhares de pessoas como tu: https://t.me/jorgecoutinho